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Eurofarma busca ativos na América Latina

Valor Econômico

A Eurofarma, o quinto maior laboratório farmacêutico do Brasil, deu início ao seu processo de internacionalização. O grupo adquiriu este ano uma pequena unidade na Argentina e negocia a compra de laboratórios no Uruguai, Paraguai e Colômbia. As aquisições deverão ser concluídas nos primeiros meses de 2010, afirmou ao Valor a executiva Maria Del Pilar Muñoz, diretora de sustentabilidade e novos negócios da companhia.

"Vamos apostar em nosso processo de internacionalização. Queremos cobrir 90% da América Latina até 2015", disse Maria Del Pilar, acrescentando que até lá a empresa deverá ter pelo menos mais cinco laboratórios farmacêuticos fora do Brasil. A internacionalização se dará inicialmente nos países do Cone Sul – Uruguai e Paraguai. Ainda em 2010, poderá fechar negócio na Colômbia. Até 2015, a empresa também quer olhar negócios no Chile, México e Venezuela. "Ter presença regional [América Latina] é estratégica para a empresa", afirmou.

A unidade Quesada, da Argentina, foi o começo deste processo de "latinização". Essa fábrica, adquirida em agosto deste ano e com faturamento de cerca de US$ 8 milhões, tem foco em cardiologia e gastroenterologia.

A expectativa é de que a Eurofarma encerre este ano com faturamento bruto de R$ 1,2 bilhão. Se confirmadas as estimativas, será um crescimento de 20% sobre o ano passado. Para 2010, a empresa projeta receita de R$ 1,4 bilhão.

Segundo Maria Del Pilar, a empresa está concluindo um investimento de R$ 450 milhões na construção de seu complexo farmacêutico em Itapevi, na Grande São Paulo. Desse total, R$ 370 milhões já foram aportados. Essa unidade deverá receber mais R$ 80 milhões nos próximos meses, com conclusão em 2010. Esse complexo já funciona parcialmente desde 2007, explicou a executiva.

Em 2010, a empresa deverá desativar duas de suas cinco fábricas. As unidades de Campo Belo e de Interlargos, ambas na capital paulista, deixam de operar. A empresa vai manter sua unidade instalada na Freguesia do Ó, também em São Paulo, onde produz antibióticos, e a do Rio de Janeiro, onde produz medicamentos veterinários.

Também no próximo ano, a empresa deverá destinar 5% de seu faturamento líquido, cerca de R$ 50 milhões, em inovação. Neste quesito, a Eurofarma já está com pesquisas bem avançadas para o lançamento de dois novos medicamentos – um anti-inflamatório e um remédio para combater diabetes, com pesquisas em parceria com a PUC do Rio Grande do Sul, e Univali, de Santa Catarina. "A expectativa é de que possamos lançar esses medicamentos em 2013", afirmou. Serão os primeiros produtos de inovação radical próprios desenvolvidos pela companhia.

As pesquisas para o medicamento Resveratrol para diabetes não recebeu nenhum apoio governamental, segundo a companhia. O mercado de diabetes movimentou no Brasil cerca de R$ 12 milhões neste ano. Já o produto o Aleurites Molucana, em parceria com a Univali (anti-inflamatório) teve apoio de R$ 800 mil do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e R$ 298 mil do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

O grupo tem 18 marcas licenciadas, que respondem por 10% do faturamento da companhia, e não pretende licenciar outras no momento.<

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