Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 27 de maio de 2013.

Expo Pharma reúne profissionais em busca de conhecimento

COMPARTILHE:

"" Durante os dias 15, 16 e 17 de maio, o Rio de Janeiro sediou a Expo Pharma 2013. O local reuniu milhares de pessoas que tinham como objetivo buscar conhecimento e alavancar negócios. Os visitantes puderam participar do 1º Simpósio Internacional do Varejo Farmacêutico, do 5º Congresso Científico do Mercado Farmacêutico; e visitar a feira de exposições. Segundo Fátima Facuri, diretora da Open Brasil Promoções e Eventos, organizadora da Expo Pharma, mais uma vez as expectativas foram superadas, tanto em público quanto em negócios, segundo as primeiras informações cedidas pelos expositores. Ela acredita que a diversidade de empresas, apresentando produtos e serviços diferenciados foi um grande atrativo. A Ascoferj também levou novidades para a feira, promovendo em seu estande uma campanha contra a alta carga tributária que incide sobre os medicamentos. Em um espaço reproduzindo as gôndolas de farmácia havia produtos expostos acompanhados dos respectivos percentuais de impostos incidentes. A ideia da campanha era exatamente mostrar para a sociedade que o setor está lutando pela desoneração tributária e que o Brasil é um dos países onde esses produtos têm os impostos mais altos do mundo. A ação da Ascoferj é um reflexo do movimento nacional que pede revisão na carga tributária. Além disso, a associação recolheu votos para a 11ª edição do Prêmio Destaque Ascoferj, que acontecerá em outubro. Simpósio e Congresso apresentam importantes assuntos sobre setor As palestras do 1º Simpósio Internacional do Varejo Farmacêutico trouxeram discussões, durante os três dias, sobre medicamentos isentos de prescrição, genéricos e mercado de higiene pessoal e beleza. Convidados renomados marcaram presença e apresentaram as expectativas destes mercados. O diretor da Associação Europeia de Medicamentos Isentos da Prescrição (AESGP), Hubertus Cranz, foi o convidado internacional do simpósio e abriu o primeiro dia de palestras. O diretor da AESGP contou um pouco sobre a forma como cada país lida comercialmente no ponto de venda com os MIPs. Em Portugal, por exemplo, todos já passaram a ser vendidos fora das farmácias. Ao contrário de França e Alemanha, onde a distribuição de medicamentos isentos de prescrição é limitada. O segundo dia de simpósio foi dedicado aos medicamentos genéricos. O gerente técnico-administrativo da PróGenéricos, Luciano Lobo, apresentou um panorama sobre o mercado atual e forneceu dados que sinalizam um futuro bastante promissor para os genéricos. Entre os benefícios, ele destacou a concorrência com os medicamentos de referência, que levou seus fabricantes a rever políticas de preço e de comercialização para não perder mercado. O último dia de simpósio teve como tema central o mercado de higiene e beleza no canal farma. A “Rodada de Negócios HB: Higiene e Beleza” contou com a participação do diretor de Atendimento a Atacadistas e Varejistas da Nielsen, Olegário Araújo, que falou sobre os desafios e as oportunidades para entender e atender o shopper de higiene e beleza; e também do diretor comercial da Zamboni Cosméticos, Luiz Jorge. De acordo com o diretor da Nielsen, para gerir um negócio, é essencial pensar em pontos que irão ajudar no direcionamento e na construção de um diferencial. “Devemos fazer diversos questionamentos para planejar o rumo a ser seguido. É fundamental saber onde estamos, para aonde vamos, como chegaremos até lá, quem são nossos shoppers, onde eles compram, com que frequência, o que eles compram nas lojas da concorrência, e por aí vai”, enumerou. Este ano, o 5º Congresso Científico do Varejo Farmacêutico apresentou como tema principal “Doenças crônicas associadas às transformações sociais e econômicas das últimas décadas”. As palestras falaram sobre farmacoterapia dos transtornos do sistema nervoso central, papel dos farmacêuticos no cuidado a pessoas com asma, competências e habilidades para um farmacêutico ser educador em diabetes, atuação no home care, desafios e tendências para o tratamento da artrite reumatoide, entre outros assuntos relacionados ao tema central. A farmacêutica clínica do Serviço de Clínica Geral e do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (Nadi), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Solange Bricola, apresentou a palestra “Papel do farmacêutico no home care de pacientes crônicos”. “A finalidade do atendimento domiciliar está na qualidade da assistência prestada ao paciente, favorecendo o restabelecimento da saúde, a proximidade com familiares e evitando os riscos de infecção hospitalar. A população está envelhecendo, e os farmacêuticos precisam estar preparados para o atendimento home care, uma forte tendência na área da saúde”, destacou Solange. No último dia, os congressistas acompanharam o painel “Assistência farmacêutica: visão ampliada, ações e atividades como plano de ação”. Os convidados foram o gerente técnico-farmacêutico da Rede Big Ben, Salomão Kahwage; a coordenadora farmacêutica da Rede São Paulo/Pacheco, Valéria Pires; a farmacêutica e conselheira do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ), Lia Loyola; e a coordenadora farmacêutica do CETEFARMA, Karen Coelho, como mediadora do debate. O encontro serviu para discutir assuntos de relevância para a farmácia e para o profissional farmacêutico, como a comercialização de produtos de conveniência, a importância da capacitação para quem pretende trabalhar também como gestor, o mercado para recém-formados, a atuação do farmacêutico tanto na assistência farmacêutica quanto nas questões burocráticas, entre outros. Veja a cobertura completa na próxima edição da Revista da Farmácia.   "" "" "" ""  


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

Olá, Associado Ascoferj! Dê um play ▶️ e veja o CONVITE que o Bernardinho do voleibol tem para você! 😉

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.