Farmacêutico é peça-chave para indústrias do setor

O farmacêutico que atua nas farmácias e drogarias do País exerce um papel fundamental nos cuidados com a saúde da população. Não é à toa que sua presença é obrigatória nesses estabelecimentos. É ele o profissional de saúde mais próximo ao paciente, que auxilia e orienta sobre os medicamentos, ajuda na melhor maneira de seguir um determinado tratamento e colabora na redução de riscos durante o uso de diferentes remédios. Por isso, cada vez mais, a indústria farmacêutica tem depositado total confiança nesse profissional. A função dele dentro da farmácia é uma extensão do trabalho que as indústrias farmacêuticas realizam quando produzem medicamentos.

Revista da Farmácia (Edição 190)

O farmacêutico que atua nas farmácias e drogarias do País exerce um papel fundamental nos cuidados com a saúde da população. Não é à toa que sua presença é obrigatória nesses estabelecimentos. É ele o profissional de saúde mais próximo ao paciente, que auxilia e orienta sobre os medicamentos, ajuda na melhor maneira de seguir um determinado tratamento e colabora na redução de riscos durante o uso de diferentes remédios. Por isso, cada vez mais, a indústria farmacêutica tem depositado total confiança nesse profissional. A função dele dentro da farmácia é uma extensão do trabalho que as indústrias farmacêuticas realizam quando produzem medicamentos.

A diretora Comercial da Sandoz, Erica Sambrano, comenta que o farmacêutico agrega em suas atribuições o conhecimento dos medicamentos e das terapias, e a sua responsabilidade é garantir que eles sejam utilizados de forma correta. “Reconhecemos que o farmacêutico tem esse papel. E, por isso, é nosso dever, como indústria, investir na educação dele, munindo-o de informações que garantam a realização de um atendimento seguro e eficaz junto ao paciente que chega à farmácia”, diz Erica.

A Sandoz possui diferentes ações com foco no farmacêutico. “Realizamos treinamentos presenciais e pela internet com o intuito de mantê-lo atualizado, sem dúvidas e capacitados para o atendimento ao consumidor final. Também oferecemos cursos de extensão em Farmácia em parceria com a Universidade Estadual de Londrina. E temos publicações orientando sobre atendimento, exigências legais e a correta dispensação de medicamentos”, enumera.

Outra iniciativa destacada pela diretora é o projeto Caravana Sandoz, que tem a proposta de percorrer vários pontos do Brasil levando novos conhecimentos às farmácias independentes por meio de treinamentos. “A ideia desse projeto é qualificar também balconistas, farmacistas e gestores”, acrescenta.

 

Impacto nas contas públicas

Segundo o diretor de Primary Cary da GlaxoSmithKline (GSK), Isaac Jarlicht, o maior desafio para a indústria farmacêutica é fazer com que o paciente tome a medicação no período indicado pelo médico, especialmente aqueles de uso contínuo. “Existem algumas doenças em que os sintomas acabam desaparecendo logo após o início do tratamento, e o paciente entende que está curado, mas não está. O papel do farmacêutico é exatamente o de contribuir para a continuidade desse tratamento”, afirma.

A GSK promove capacitação para a classe farmacêutica em algumas redes de farmácia com foco em produtos e doenças. “Consideramos de extrema importância aprofundar os conhecimentos de determinadas enfermidades e seus respectivos tratamentos para que os farmacêuticos estejam aptos para o excelente atendimento ao cliente final”, defende.

O papel do farmacêutico que atua em farmácias e drogarias extrapola os muros do estabelecimento e chega à esfera pública, pois o seu trabalho permite a redução dos gastos do governo com o sistema público de saúde. O paciente passa a não buscar inúmeras vezes pelas unidades de atendimento porque faz uma boa gestão do medicamento com a orientação do farmacêutico e, consequentemente, consegue dar continuidade ao tratamento.

“Ele é capaz de fornecer o melhor acompanhamento farmacoterapêutico e indicar alternativas mais acessíveis ao bolso e com a mesma qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos prescritos pelo médico, como é o caso dos genéricos. E ainda incentiva a adesão ao tratamento até a cura”, diz o diretor Comercial da Unidade de Genéricos da EMS, Aramis Domont.

Para ele, um dos papéis da indústria é o de tornar pública a função desse profissional por meio de ações que tornem o farmacêutico uma referência dentro da farmácia. “Para isso, precisamos capacitá-lo. Uma de nossas iniciativas é o Academis, projeto de consultoria e capacitação presencial, que também é voltado para gestores e proprietários de drogarias. A iniciativa já qualificou mais de 54 mil participantes em todo o Brasil”.

Damont ressalta outra ação da EMS, o Programa Onda Azul, que acompanha de perto a rotina nos pontos de vendas. “O nosso objetivo é entender as necessidades dos clientes para que possamos oferecer soluções que auxiliem os farmacêuticos nos desafios diários”, garante.

A EMS também patrocina, desde o início de 2015, o aplicativo Kairos EMS, voltado ao público farmacêutico com informações sobre os medicamentos comercializados no Brasil, oferecendo cursos online.

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.