Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Farmacêutico tem papel essencial na orientação para o tratamento de pacientes com asma

Fonte: CRF-MG

Em 2011, cerca de 177 mil pessoas foram internadas no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da asma, sendo 77 mil, crianças com menos de 6 anos de idade. Desde o início do mês de junho, o Governo Federal garante, por meio do Programa Saúde Não Tem Preço, a distribuição gratuita de medicamentos para o tratamento da doença. Em um mês, o número de beneficiados pelo Programa passou de 46.379 para 71.607, em todo País. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) parabeniza a ação, mas alerta que somente a distribuição gratuita de medicamentos não garante o sucesso do tratamento. A orientação quanto ao uso correto dos medicamentos inalátórios é um dos serviços prestados pelo farmacêutico e pode contribuir para o controle da doença. A Assessora Técnica do CFF e Mestre em Ciências da Saúde e Doenças Respiratórias, Josélia Cintya Quintão Pena Frade, explica que o tratamento farmacológico da asma pode ser realizado por três vias: oral, injetável ou inalatória. “A via inalatória é mais indicada, pois permite que com uma dose, o medicamento alcance as vias aéreas inferiores e inicie a ação de forma mais rápida”, afirma a farmacêutica. Josélia Frade lembra que o tratamento da asma exige conhecimentos e habilidades para o uso correto dos inaladores – aerossol dosimetrado (“bombinha”), inaladores de pó e nebulizadores – por parte dos usuários e familiares, e um esforço educativo por parte dos profissionais de saúde. “A utilização incorreta pode resultar, por exemplo, em uma menor quantidade de medicamentos nas vias aéreas inferiores, contribuindo para um pobre controle da doença”, completa. Para Josélia Frade é fundamental que o paciente com asma se oriente com o farmacêutico quanto ao uso correto do dispositivo inalatório, seja ele a “bombinha”, inaladores de pó ou nebulizadores. “E que o farmacêutico esteja atualizado para orientar o paciente da melhor maneira possível”, comenta Josélia Frade. Farmacêuticos interessados nas orientações sobre as técnicas no tratamento para a asma, podem acessar o “Caderno de Atenção Básica nº 25”, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Nos anexos da publicação encontram-se as técnicas corretas para orientar os pacientes quanto ao uso de dispositivos inalatórios.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.