Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 22 de março de 2019.

Farmacêuticos são treinados pelo ICTQ na sede da Ascoferj

COMPARTILHE:

A farmacêutica e professora do ICTQ, Angélica Pinto, durante uma aula do curso

Entre os dias 20 e 21 de março, ocorreu, na sede da Ascoferj, a primeira edição do Programa de Formação e Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação, realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) em parceria com a entidade. O objetivo é habilitar farmacêuticos para aplicar vacinas em farmácias e drogarias, como exposto na Resolução nº 654/2018 do CRF.

Ministrado pela farmacêutica e especialista em Saúde Pública, MBA em Gestão de Saúde e professora do ICTQ, Angélica Pinto, o curso trata de assuntos como Programa Nacional de Imunização (PNI), aspectos regulatórios e técnicos da vacinação e imunologia aplicada a vacinas.

“Esse é mais um cuidado clínico do farmacêutico. O serviço de vacinação precisa de comprometimento, responsabilidade e capacitação. Por isso, é preciso sempre se atualizar”, explica a professora.

Além de toda a teoria e estudos de casos clínicos, no segundo dia do curso, os farmacêuticos puderam aprender, na prática, a realizar a vacinação intradérmica, que é quando os princípios ativos são administrados entre a derme e a epiderme.

Alunas aprendendo na prática como vacinar, acompanhadas de perto por Angélica

Patrícia Bella, farmacêutica da Drogaria Venancio, acredita que essa prática é um diferencial para os profissionais. “Além de atrair mais público para dentro da farmácia, ganhamos a possibilidade de nos candidatarmos às campanhas de vacinação e fazermos home care”.

Angélica acredita que esse ensino enriquece o serviço farmacêutico e apresente novas formas de vacinação. “Muitos profissionais estão acostumados a aplicar o medicamento, no dia a dia, por outras vias, como a subcutânea e a intramuscular”, esclarece.

Daniele Souza, farmacêutica da Vacinas Dom Bosco, acredita que participar do programa vai melhorar o seu trabalho. “Serei capaz de unir diagnóstico, prevenção e imunização, oferecendo um serviço muito mais completo”.


VER MAIS SOBRE: Curso / ICTQ / vacinação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.