Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 21 de agosto de 2009.

Farmácia Dose Certa oferece medicamentos gratuitos à população

COMPARTILHE:

O Dia

Criado há cinco anos pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar o acesso da população aos medicamentos, o Programa Dose Certa distribui, gratuitamente, remédios por meio de farmácias instaladas em 21 pontos da Região Metropolitana. São 20 estabelecimentos gerenciados pela Fundação para o Remédio Popular (FURP), além de mais uma unidade em parceria com a Prefeitura de Cotia, localizada no Mercado Municipal.

Instaladas em estações do Metrô, CPTM e EMTU, além de hospitais e ambulatórios, as farmácias contam com 67 tipos de medicamentos entre analgésicos, antitérmicos, antibióticos, antiinflamatórios e para hipertensão. Cadastrada no programa há dois anos, Maria José Alves Tomas destaca a facilidade de acesso aos remédios: "É bom, muito bom! Sempre teve, direitinho". As Farmácias Dose Certa já distribuíram, em cinco anos, mais de 126 milhões de comprimidos, o que representa cerca de três vezes a população do estado de São Paulo.

A eficiência no abastecimento é uma das características mais marcantes do programa. "Não há falta de nenhum item da lista. Desde que a gente inaugurou, não há falta dos remédios que divulgamos", explica a farmacêutica responsável pela Dose Certa da estação Carrão do Metrô, Gláucia Maria Corrêa. A unidade, localizada na zona leste da capital paulista, já distribuiu, desde 2004, mais de quatro milhões de medicamentos.

Para que o remédio seja entregue, diz Gláucia, ele deve ser prescrito com o nome do princípio ativo. "Eu só posso atender se o medicamento estiver com o nome genérico. É regra, é uma lei. Médico do serviço público é obrigado a prescrever dessa forma", completa. Para ter acesso ao programa, o interessado deve atender a alguns requisitos básicos, conforme explica a farmacêutica: "o receituário deve ser de alguma unidade pública municipal, estadual ou federal e não pode ter sido emitido há mais de 30 dias", orienta.

A lista de medicamentos disponíveis nas farmácias Dose Certa pode ser encontrada no site da FURP.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que estará trabalhando de forma semipresencial no mês de janeiro.

 

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial na sede de 8h às 17h.

Terças e quintas: atendimento remoto de 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.