Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Farmácia Dose Certa oferece medicamentos gratuitos à população

O Dia

Criado há cinco anos pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar o acesso da população aos medicamentos, o Programa Dose Certa distribui, gratuitamente, remédios por meio de farmácias instaladas em 21 pontos da Região Metropolitana. São 20 estabelecimentos gerenciados pela Fundação para o Remédio Popular (FURP), além de mais uma unidade em parceria com a Prefeitura de Cotia, localizada no Mercado Municipal.

Instaladas em estações do Metrô, CPTM e EMTU, além de hospitais e ambulatórios, as farmácias contam com 67 tipos de medicamentos entre analgésicos, antitérmicos, antibióticos, antiinflamatórios e para hipertensão. Cadastrada no programa há dois anos, Maria José Alves Tomas destaca a facilidade de acesso aos remédios: "É bom, muito bom! Sempre teve, direitinho". As Farmácias Dose Certa já distribuíram, em cinco anos, mais de 126 milhões de comprimidos, o que representa cerca de três vezes a população do estado de São Paulo.

A eficiência no abastecimento é uma das características mais marcantes do programa. "Não há falta de nenhum item da lista. Desde que a gente inaugurou, não há falta dos remédios que divulgamos", explica a farmacêutica responsável pela Dose Certa da estação Carrão do Metrô, Gláucia Maria Corrêa. A unidade, localizada na zona leste da capital paulista, já distribuiu, desde 2004, mais de quatro milhões de medicamentos.

Para que o remédio seja entregue, diz Gláucia, ele deve ser prescrito com o nome do princípio ativo. "Eu só posso atender se o medicamento estiver com o nome genérico. É regra, é uma lei. Médico do serviço público é obrigado a prescrever dessa forma", completa. Para ter acesso ao programa, o interessado deve atender a alguns requisitos básicos, conforme explica a farmacêutica: "o receituário deve ser de alguma unidade pública municipal, estadual ou federal e não pode ter sido emitido há mais de 30 dias", orienta.

A lista de medicamentos disponíveis nas farmácias Dose Certa pode ser encontrada no site da FURP.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.