Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Faturamento de farmácias e drogarias cresce 5,5% em relação a outubro de 2009

Fecomércio-RJ

No Estado do Rio de Janeiro, a Pesquisa Mensal do Comércio de outubro, realizada pela Fecomércio-RJ, registrou avanço de 3,8% no faturamento do comércio varejista fluminense, em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse resultado, o faturamento do comércio completa um ano e meio de altas consecutivas.

A sequência de bons resultados do setor tem como principal razão a trajetória ascendente da renda real e do emprego formal na economia fluminense, em paralelo à expansão do crédito. Além disso, investimentos em curso no estado, como preparação para acolher grandes eventos internacionais, também colaboram para impulsionar as vendas, dado que a mão de obra da construção civil possui elevada propensão ao consumo, explica o superintendente de Economia e Pesquisas da Fecomércio-RJ, João Carlos Gomes.

Em outubro de 2010, quase todos os grupos pesquisados registraram resultados favoráveis na comparação com o mesmo mês de 2009. O aumento mais expressivo ocorreu no grupo Bens Não Duráveis, com alta de 6,1% no faturamento. Em seguida, vieram os Bens Semiduráveis (3,8%), Bens Duráveis (3,4%) e Combustíveis e Lubrificantes (3,4%). O único grupo que contabilizou queda foi Comércio Automotivo (-1,0%).

O subgrupo que deu maior impulso ao avanço de Bens Não Duráveis foi Supermercado, com um faturamento 6,2% acima do registrado em outubro de 2009, mas Farmácias e Perfumarias também avançaram com força (5,5%).

Nos outros grupos, Lojas de Departamentos e Calçados também apresentaram variações significativas, respectivamente, 6,3% e 6,0%.

“Além da questão da renda disponível, impulsionada pelo tripé emprego, renda e crédito, contribuiu para o avanço diferenciado de supermercados uma inflação relativamente maior que a média da economia para itens de alimentação, carro chefe do segmento”, conclui o economista.

No acumulado do ano, o faturamento do comércio no Estado do Rio de Janeiro teve alta de 2,7% frente ao mesmo período de 2009, acima dos 1,2% registrado em igual período do ano passado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou hoje também a sua Pesquisa Mensal do Comércio, em âmbito nacional. O volume de vendas no Brasil cresceu 0,4% em outubro, quando comparado a setembro, completando seis meses de avanços.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.