Com a mudança de perfil dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e sabem o que querem quando chegam ao ponto de venda, o varejo farmacêutico precisa se preparar para mostrar a eles que são importantes e que suas necessidades são pensadas e atendidas.
Segundo Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas, esse passo é fundamental para o retorno do cliente à farmácia e, consequentemente, para a fidelização. Por este motivo, o executivo listou seis dicas para as lojas que desejam conquistar os consumidores.
Localização
O diretor da Farmarcas recomenda um estudo prévio de locais em que o empreendimento possa funcionar, analisando detalhes como número de pessoas que passam nas ruas: “Nessa hora, é preciso paciência e planejamento, pois um ponto correto vai agregar muito no sucesso, enquanto um ponto errado é praticamente meio caminho para o fracasso”.
Preços
O grande número de ferramentas para pesquisar os melhores preços é um fator a ser considerado. Ter um preço competitivo e buscar alternativas para se destacar e ganhar mais força nas negociações é primordial.
Programas de fidelização
Os cartões de fidelidade nunca estiveram tão na moda. “Os consumidores precisam se sentir especiais, tornando-se de extrema importância que estabeleça algum tipo de clube de vantagens. Contudo, é imprescindível cautela para que esses benefícios ocorram de forma ordenada; para isso, são necessárias ferramentas”, comenta Costa.
Capacitação de atendentes
Uma equipe qualificada é peça-chave no processo de fidelização. É preciso conhecer o assunto a fundo para esclarecer dúvidas e ter um diálogo eficiente com o cliente.
Busca por facilidades
O acesso dos clientes à loja e a disponibilização dos produtos nas prateleiras e gôndolas, garantindo que estejam visíveis, é etapa importante para a fidelização.
“Também se preocupe em como o cliente chegará à loja, buscando espaço para estacionamento e, caso não tenha, criando convênios”, aconselha o executivo.
Superação das expectativas
É fundamental que a busca por inovação e a atualização sejam constantes, de forma que a expectativa do cliente seja quebrada de forma positiva. Busque o que existe de mais moderno e atualizado no mercado.
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Fonte: Revista da Farmácia