Fidelização dos clientes: 6 dicas para chegar lá

Fidelização dos clientes é fundamental
Foto: freepik

Com a mudança de perfil dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e sabem o que querem quando chegam ao ponto de venda, o varejo farmacêutico precisa se preparar para mostrar a eles que são importantes e que suas necessidades são pensadas e atendidas.

Segundo Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas, esse passo é fundamental para o retorno do cliente à farmácia e, consequentemente, para a fidelização. Por este motivo, o executivo listou seis dicas para as lojas que desejam conquistar os consumidores.

Localização

O diretor da Farmarcas recomenda um estudo prévio de locais em que o empreendimento possa funcionar, analisando detalhes como número de pessoas que passam nas ruas: “Nessa hora, é preciso paciência e planejamento, pois um ponto correto vai agregar muito no sucesso, enquanto um ponto errado é praticamente meio caminho para o fracasso”.

Preços

O grande número de ferramentas para pesquisar os melhores preços é um fator a ser considerado. Ter um preço competitivo e buscar alternativas para se destacar e ganhar mais força nas negociações é primordial.

Programas de fidelização

Os cartões de fidelidade nunca estiveram tão na moda. “Os consumidores precisam se sentir especiais, tornando-se de extrema importância que estabeleça algum tipo de clube de vantagens. Contudo, é imprescindível cautela para que esses benefícios ocorram de forma ordenada; para isso, são necessárias ferramentas”, comenta Costa.

Capacitação de atendentes

Uma equipe qualificada é peça-chave no processo de fidelização. É preciso conhecer o assunto a fundo para esclarecer dúvidas e ter um diálogo eficiente com o cliente.

Busca por facilidades

O acesso dos clientes à loja e a disponibilização dos produtos nas prateleiras e gôndolas, garantindo que estejam visíveis, é etapa importante para a fidelização.

“Também se preocupe em como o cliente chegará à loja, buscando espaço para estacionamento e, caso não tenha, criando convênios”, aconselha o executivo.

Superação das expectativas

É fundamental que a busca por inovação e a atualização sejam constantes, de forma que a expectativa do cliente seja quebrada de forma positiva. Busque o que existe de mais moderno e atualizado no mercado.

Veja também: Farmarcas apresenta resultados de 2020 e objetivos para 2021

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.