Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Fiocruz produz remédio para pacientes renais

Portal Investimentos e Notícias

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), e o laboratório nacional Libbs Farmacêutica assinam, nesta sexta-feira (13), o contrato de transferência de tecnologia para a produção do medicamento tacrolimo, utilizado por pacientes submetidos a transplante de rim. Com a assinatura do contrato, Farmanguinhos adquire do Libbs a tecnologia de produção do tacrolimo e, assim, o medicamento passará a ser produzido pela Fiocruz, instituição estratégica da política nacional de saúde. O processo de transferência da tecnologia terá duração de cinco anos e, ao longo do projeto, estima-se uma economia de mais de R$ 240 milhões para os cofres públicos, além do fortalecimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde brasileiro e das parcerias para o desenvolvimento produtivo.

O contrato prevê a transferência de tecnologia não só para a produção do medicamento final, mas também do seu insumo farmacêutico ativo (princípio ativo), garantido, dessa forma, o controle tecnológico de toda a cadeia produtiva do tacrolimo.

O tacrolimo é um imunossupressor, isto é, ele diminui a atividade do sistema imunológico, efeito necessário para contornar a rejeição do organismo do paciente ao órgão transplantado e garantir o sucesso do procedimento. Esse medicamento consta na lista de produtos estratégicos no âmbito do SUS, segundo a Portaria 978/2008 do Ministério da Saúde (atualizada pela Portaria 1.284/2010). O contrato com o Libbs é o primeiro firmado pela Fiocruz em resposta a essas portarias do Ministério.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.