Flávio Bolsonaro desiste de PL que permitia a venda de MIPS fora das farmácias

O senador entrou com um requerimento de desistência no última dia 8 de julho.
Flávio Bolsonaro volta atrás em projeto de lei
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
ads-728x90-2.webp

Menos de um mês após dar entrada no Projeto de Lei 3.589/2019, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) decidiu voltar atrás em sua proposta. No último dia 8 de julho de 2019, o parlamentar entrou com um requerimento de desistência.

Entenda do que se tratava o PL

O PL de Bolsonaro tinha como objetivo alterar a Lei nº 5.991/1973, que estabelece que a dispensação de medicamentos deve ser restrita apenas a farmácias, drogarias, postos de medicamento e unidade volante e dispensário de medicamentos.

Com o novo projeto, a venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) estaria liberada em qualquer estabelecimento comercial.

No site do Senado Federal, na Consulta Pública sobre o projeto, a maioria da população votou que não apoiava a proposta (24.650 votos), contra 435 a favor.

Projetos com propostas parecidas

Ainda que tenha havido desistência do senador, outros projetos semelhantes ainda estão em tramitação.

Na Medida Provisória 881/2019, que tem como objetivo estabelecer livre mercado no País, havia rumores de que seria incluída tal liberação. No entanto o relator, o deputado Jerônimo Georgen (PP-RS), excluiu a possibilidade de acatar o tema no texto da MP por acreditar que este tema está sendo tratado no Congresso Nacional e, sobretudo necessita de uma discussão ampliada.

O PL 1.774/2019, do deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), também prevê a autorização da dispensação de MIPs em supermercados e estabelecimentos similares e, no momento, está na primeira das duas comissões designadas – faltando a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) -, não havendo necessidade de apreciação em Plenário, salvo apresentação/aprovação de recurso assinado por 1/10 dos parlamentares.

Importante ressaltar que o PL ainda não teve relatoria designada na 1ª comissão, a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Ademais, pende da deliberação de um requerimento que solicita que na sua distribuição também conste a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), e a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço (CTASP).

Vale registrar que está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que traz o tema em seus apensados e tem sua origem no Senado, o que significa que é, portanto, o PL que está em nível de tramitação mais avançada. Trata-de do PL 4398/1998. Ontem (10/07) acabou o prazo para recebimento de emendas na comissão em que se encontra, a CSSF. Agora, caberá ao relator, deputado Dr. Leonardo (SOLIDARI-MT), proferir o parecer.

Depois da CSSF, passará pela CCJC antes de seguir para apreciação no Plenário da Câmara. No último parecer aprovado sobre o PL 4398/1998, na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), os apensados que tratam da liberação da venda de MIPs em supermercados foram rejeitados. Para íntegra do parecer clique aqui.

Fonte: Revista da Farmácia

Veja também: Antonio Barra Torres é aprovado novo diretor da Anvisa

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio....
Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas....
Associada da Santos & Abreu segue com seu projeto de expansão e abre uma unidade na Várzea, interior do estado do Rio de Janeiro....
Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor....
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários....
Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição