Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Fracionamento de remédios é tímido em São Paulo

BRASIL ECONÔMICO

Farmácias da rede pública oferecem medicamentos na medida certa aos pacientes
Apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde regulamentarem o fracionamento de remédios por farmácias desde 2006, a ação ainda se mostra tímida na prática. No Estado de São Paulo, apenas as quatro maiores drogarias de medicamentos especializados já oferecem dosagem de acordo com a prescrição médica aos pacientes. Apesar de ainda serem poucas, juntas, essas farmácias já conseguiram somar uma economia de R$ 246 milhões aos cofres públicos nos últimos seis anos. “O programa é promovido em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), entidade responsável pela gestão das farmácias.Apesar disso, as entidades são mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado”, explica o superintendente das farmácias Nacime Salomão Mansur.

Atualmente, as quatro farmácias—com duas unidades na capital, uma em Campinas e em Guarulhos — fracionam 34 tipos de medicamentos para pacientes da rede Sistema Único de Saúde (SUS) paulista.

Os remédios são destinados para pessoas que tenham doenças como esquizofrenia, mal de Parkinson, Alzheimer, osteoporose, câncer, entre outros.
Segundo Mansur, o fracionamento é feito com remédios em cápsulas, ampolas e comprimidos. “Nossa ação, além de colaborar com a economia dos cofres públicos, visa também o controle de risco à saúde por não permitir que o paciente mantenha em casa uma quantidade além do necessário para o tratamento.

O gerente corporativo da SPDM, explica que os procedimentos de fracionamento são feitos dentro das exigências da Anvisa e do Ministério da Saúde. “Todo nosso trabalho é feito em área tecnicamente habilitada com climatização, assepsia do espaço antes e após termino do fracionamento” conta.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.