Ganho de peso é reduzido por medicamento contra tabagismo

Portal farmácia

Medicamentos como bupropiona e fuoxetina ajudam na redução de peso dos ex fumantes

Quando um usuário deixa de fumar, o ganho de peso é um dos problemas enfrentados em virtude da diminuição da taxa metabólica, que faz aumentar o apetite e a melhoria do paladar, gerando 3 a 5 quilos a mais.
Vários medicamentos como bupropiona e a fluoxetina (ambos antidepressivos, conhecidos comercialmente como Zyban e Prozac), foram testados e apresentaram um resultado significativo na redução de peso para ex-fumantes: menos 0,76 kg e 1,30 kg, respectivamente.

“A Bupropiona é um inibidor relativamente seletivo da recaptação da noradrenalina e dopamina. Apesar do objetivo inicial da Bupropiona ter sido para o tratamento da depressão, sua utilização em pessoas que querem parar de fumar mostra diminuição da frequência de abandono do tratamento para deixar o hábito de fumar”, explica à farmacêutica e tutora do Portal Educação Jeana Mara Escher de Souza.

Em três estudos realizados, os participantes usando a bupropiona ganharam significativamente menos peso no final do tratamento do que aqueles em uso de vareniclina (0,51 kg a menos). Não foram encontradas evidências de que vareniclina (comercialmente conhecida como Champix) diminua expressivamente o ganho de peso após a desistência do vício no final do tratamento, que dura cerca de três meses.

Os autores da pesquisa com esses medicamentos concluem que a bupropiona, fluoxetina, terapia de reposição com nicotina e, provavelmente, a vareniclina, reduzem o ganho de peso ganho, durante o seu uso. Ainda que este efeito não tenha se sustentado em um ano (período em que os pacientes não usavam mais estes medicamentos), as evidências são poucas para excluir um modesto efeito também em longo prazo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 8h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×