Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Genéricos ficam mais caros que medicamentos de referência

Jornal Estado de Minas

A concorrência no mercado farmacêutico brasileiro está acirrada. A comercialização de genéricos está mostrando força e, para competir com eles, grandes laboratórios do país estão reduzindo o preço dos medicamentos de referência. Em drogarias de Belo Horizonte, é possível encontrar remédios patenteados até 40% mais baratos que os genéricos.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos – Pró-Genéricos, Odnir Finotti, essa tendência é um ciclo vicioso, que beneficia o consumidor. “A prática vem se tornando comum no Brasil e é a maior prova de que os genéricos cumprem o papel de regulador de mercado, estimulando a concorrência”, afirma. De acordo com ele, sempre que houver o lançamento do genérico, o preço do medicamento de referência deve ser reduzido. “E o preço do genérico reajustado novamente, forçando maiores quedas. Isso favorece o consumo e facilita o acesso dos consumidores aos medicamentos e à saúde”, ressalta.

Dados divulgados ontem pela Pró-Genéricos revelam que o mercado de genéricos apresentou crescimento de 34,1% em volume no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2009. É o maior crescimento semestral registrado pelo setor desde 2003. De janeiro a junho, foram comercializadas 200,4 milhões de unidades ante 149,4 milhões nos seis primeiros meses do ano passado. As vendas do segmento movimentaram R$ 2,8 bilhões em 2010, ante R$ 2,015 em igual período de 2009, crescimento de 38,1%.

Em relação à participação de mercado, os genéricos fecharam o semestre com 20,5% de market share em unidades, 2,5 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano passado (18%). Pelo critério valor, encerraram o semestre com 16,5% de participação, contra 14,5% registrado em igual período de 2009.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.