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icone de categorias Notícias icone de data de publicação 16 de setembro de 2010.

Germed Pharma investe em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos

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O Estado de São Paulo

Emancipada no ano passado por sua controladora – a EMS, maior grupo farmacêutico nacional, do empresário Carlos Eduardo Sanchez -, a Germed Pharma está mostrando que o voo solo lhe está fazendo bem.

Criada em 2004 como uma linha de produtos da empresa mãe, a Germed faturou R$ 193 milhões em 2009. E já é o terceiro maior laboratório nacional em vendas de medicamentos genéricos, atrás apenas da Medley e da própria EMS, e 25.º colocado no ranking do mercado farmacêutico brasileiro, de acordo com a consultoria IMS Health.

A expectativa é faturar R$ 400 milhões neste ano, embalada por lançamentos de novos medicamentos como a atovarstatina, genérico do Lípitor, da multinacional Pfizer, remédio de combate ao colesterol mais vendido do mundo, que chega ao mercado em outubro. Nesse caso, a Germed concorrerá diretamente com a EMS, primeira empresa a produzir a versão genérica. "Embora estejamos sob o mesmo guarda-chuva, somos independentes e competimos entre nós", afirma José Cosme dos Santos, presidente da Germed.

Outro nicho cobiçado em que a Germed obteve licença para atuar foi o de remédios contra a disfunção erétil. Desde junho, o laboratório comercializa o citrato de sildenafila, princípio ativo do Viagra, da Pfizer. De lá para cá, com a entrada de novos concorrentes – a própria EMS, Eurofarma, Legrand, além da Germed – o preço do Viagra foi reduzido à metade.

A estratégia elaborada por Santos, executivo carioca que fez carreira na indústria farmacêutica e ocupou a vice-presidência da EMS de 2006 a 2008, é baseada no rápido crescimento da oferta de produtos. Hoje, o portfolio da Germed inclui mais de 140 medicamentos, vendidos em 250 apresentações.

"Lançamos pelo menos dois novos produtos por mês", diz Santos. Para manter esse ritmo, a Germed está investindo 6% de seu faturamento (algo como R$ 24 milhões) na área de pesquisa e desenvolvimento, um índice elevado para os padrões das empresas brasileiras em geral. "Alcançamos uma expertise que nos habilita a fabricar qualquer medicamento do mercado", afirma Santos.


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