Gestão da farmácia em 3 passos: o essencial para otimizar o negócio

Gestão de farmácia para otimizar o negócio
Foto: freepik
ads-728x90-2.webp

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Gestão é um passo fundamental para qualquer negócio e, em um varejo, engloba muitas tarefas: planejamento, escolha do ponto, gestão de pessoas, projetos de layout, conhecimento de mercado, valores, políticas da empresa, sustentabilidade, gestão financeira, desenvolvimento tecnológico, entre outros. 

Para o setor do varejo farmacêutico, além de todas as observâncias legais e sanitárias, conhecimento técnico e profissionalização, é necessário analisar os pontos responsáveis pelo rendimento e pela consolidação do estabelecimento.

“A gestão de farmácia tornou-se ainda mais desafiadora para os que desejam atender às demandas de uma sociedade cada vez mais protagonista de seu consumo. Isso porque, além de a rotina no balcão ser bem corrida para todos os colaboradores, o nível de exigência dos clientes atingiu um patamar mais elevado, motivado principalmente pela vida urbana agitada e as possibilidades de um mundo digitalizado”, afirma Oscar Bastos Jr, diretor de Varejo da InterPlayers.

Por este motivo, ele ensinou três passos básicos para garantir o controle e a eficiência dos negócios.

1 – Estoque e mix de produtos: em média, uma farmácia trabalha com um portfólio de 8 a 10 mil produtos, podendo chegar a 14 mil. Por isso, manter ofertas variadas e específicas é ponto essencial. 

O controle de estoque e vendas precisa ser eficaz, suportando a estrutura nos momentos de compra, no gerenciamento e controle financeiro do negócio, buscando o melhor acerto entre capacidade de compra e giro de venda.

2 – Atendimento experiente: os profissionais que atendem no balcão são o elo direto com o público de uma farmácia. Precisam ter habilidade para lidar com os diferentes tipos de clientes – demanda treinamento e técnica. 

3 – Serviços de saúde: como a presença do farmacêutico é essencial, é possível implantar um serviço de Assistência Farmacêutica e até a venda de serviços de Assistência Clínica, por exemplo.

“A farmácia mudou e não é mais vista apenas como um ponto de compra de medicamentos, mas sim como um hub de saúde, uma estratégia que atrai clientes e incrementa a receita pode ser desde serviços gratuitos como aferir pressão e verificar se os medicamentos do cliente estão sendo tomados corretamente até vender mais de 40 testes rápidos”, finaliza o executivo.

Veja também: Primeiros socorros para farmácias são tema de novo curso da Ascoferj

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio....
Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas....
Associada da Santos & Abreu segue com seu projeto de expansão e abre uma unidade na Várzea, interior do estado do Rio de Janeiro....
Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor....
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários....
Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04