Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Gripe suína: suspeita de desvio de remédios

O Globo Online

Uma grande quantidade do medicamento distribuído pelo governo do estado para pessoas com sintomas da gripe suína pode ter sido desviada em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Na última quarta-feira, o secretário de Saúde do município, Roberto Barroso Pillar, afastou um médico do Hospital Central de Emergência, que teria assinado receitas para a retirada do Oseltamir, genérico do Tamiflu, da Roche. O remédio, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz, pode ser retirado, com a receita, em quartéis do Corpo de Bombeiros.

O nome do médico, que prestou depoimento, não foi divulgado nem pela secretaria, nem pelo delegado Daniel Bandeira. Segundo o policial, as investigações serão intensificadas, para se saber a quantidade que teria sido desviada e o destino dos produtos.

– A hipótese de haver um comércio paralelo desse medicamento, muito caro, é forte – disse o delegado.

Na delegacia, o médico não falou com a imprensa. Uma equipe da Intertv de Cabo Frio, afiliada da Rede Globo, localizou, no entanto, pessoas que tiveram seus nomes indevidamente colocados em receitas para a retirada do medicamento. Encontraram casos de pacientes que procuraram o hospital, por exemplo, por estarem com prisão de ventre, conjuntivite e dores musculares.

O comando do Corpo de Bombeiros em Cabo Frio já enviou ao delegado todas as guias de liberação do medicamento. Agora, a polícia vai cruzar as informações.

O Rio de Janeiro é o quarto estado do Brasil em número de mortes por gripe suína. São 55 casos, segundo o Ministério da Saúde, apesar de a Secretaria estadual de Saúde afirmar que são 50. Nesta quarta-feira, mais uma morte foi confirmada no Rio. A vítima foi uma mulher de 42 anos, moradora da capital. Ela sofria de problemas cardíacos.

O estado campeão de mortes é São Paulo, com 223 registros. Em seguida vêm Paraná (151) e Rio Grande do Sul (98).

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.