Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Grupo indiano faz parceria com a goiana TKS Farmacêutica

O Popular

De olho no mercado de medicamentos brasileiro, sobretudo no de genéricos, que cresceu mais de 20% em 2009, o grupo indiano Sun Pharma, com presença em mais de 30 países, se associou à TKS Farmacêutica, grupo da Farmácia Artesanal de Goiânia, dos empresários Evandro e Rogério Tokarski. A negociação se arrastou por quase um ano.
Além de injetar recursos financeiros na TKS Farmacêutica, fundada há nove anos, cujo valor não foi divulgado, a Sun Pharma está transferindo tecnologia para a produção de medicamentos, sobretudo os sólidos (comprimidos) usados nos tratamentos cardiológicos, neurológicos, psiquiátricos e oncológicos.

Produtos
‘A parceria entre a TKS e a Sun Pharma vai permitir a produção na unidade de Goiânia de produtos inovadores e com menor custo, fortalecendo a indústria farmacêutica brasileira’, afirma Evandro Tokarski, um dos fundadores da TKS e agora diretor geral da nova Sun TKS no Brasil.
A meta da nova empresa é lançar, nos próximos dois anos, cerca de 30 produtos de marca nas áreas em que a multinacional já atua, além de expandir a produção para a área de genéricos. ‘Estamos de olho no mercado nacional’, disse Evandro Tokarski. Também está prevista a geração de mais de cem empregos na fábrica, localizada na GO -80, saída para Nerópolis, na qual já trabalham 140 pessoas.

Potência
A TKS Farmacêutica fabrica, atualmente, 13 produtos com 36 apresentações, que são comercializados em todo o País. Já a Sun Pharma é uma companhia multinacional, com sede na Índia e 30 fábricas em outros 19 países, entre eles Estados Unidos, Rússia, China, México e Hungria. A companhia tem 17 centros de produção de medicamentos e 2 centros de pesquisas avançadas na Índia, com mais de 600 cientistas.

A empresa indiana tem 1.700 produtos registrados nas áreas de neurologia, psiquiatria, cardiologia, gastroenterologia, nefrologia, oncologia e diabetologia. É hoje a quinta companhia da Índia em vendas e a primeira em receituário nesses segmentos.
A empresa atua também na produção de matéria-prima para medicamentos que são fornecidos para outras indústrias em todo o mundo. Conta com 79 produtos registrados e aprovados no FDA, órgão que regulamenta a produção de medicamentos nos Estados Unidos.

Pesquisas
Em 2008, a Sun Pharma faturou US$ 762 milhões, dos quais 43% foram sobre vendas de medicamentos realizadas somente no mercado indiano, o que equivale a US$ 343 milhões. Grande parte de seu faturamento é reinvestido na própria empresa na busca de melhorias e também na área de pesquisa e desenvolvimento. Possui hoje cerca de 6 mil colaboradores no mundo.

Recentemente, analistas de mercado afirmaram ao POPULAR que, este ano, a exemplo do que ocorreu em 2009, há uma grande tendência de fusões de empresas na área de medicamentos.

Patentes
É que várias patentes de remédios, como o do Viagra, fabricado pela multinacional Pfizer, vencem este ano. Com isso, qualquer indústria poderá produzir o genérico da marca. Então, as multinacionais querem adquirir ou se associar a empresas que atuam no mercado de genéricos para garantir espaço no mercado consumidor. No m&ec

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.