Hipertensão é prevenida com hábito simples como ir à farmácia

Farmácia é aliada contra hipertensão
Doctor measuring blood pressure - studio shot on white background
Farmácia é aliada contra hipertensão
Doctor measuring blood pressure - studio shot on white background

A hipertensão, aumento anormal e contínuo da pressão arterial, é um mal que acompanha a vida de quase um terço da população brasileira, e muitos sequer têm noção de que possuem a doença.

Obesidade, estresse, sono irregular, excesso de álcool e cigarro, sedentarismo, diabetes, apneia do sono, hereditariedade e o alto consumo de sal são os principais fatores de risco. Além de manter boa alimentação, bons hábitos de sono e de estilo de vida e realizar atividades físicas, adotar a rotina de consultar a pressão arterial para verificar se ela permanece no nível ideal é fundamental.

A farmácia e o farmacêutico são aliados neste momento – a pessoa pode descobrir, mesmo antes de visitar um cardiologista, se tem sinais da doença. Um dos serviços básicos utilizados no atendimento farmacêutico é justamente a medida da pressão arterial.

“A oferta de serviços pelas farmácias contribui para a resolução de gargalos no sistema de saúde e, por terem grande capilaridade, estão próximas dos clientes, possibilitando acesso mais rápido e frequente ao profissional capacitado a oferecer orientações adequadas sobre o uso de medicamentos contínuos e realizar o acompanhamento do paciente”, analisa Cassyano Correr, farmacêutico, fundador e CEO da Clinicarx.

O executivo também esclarece que existem duas características que podem ser melhoradas com a atuação das farmácias: controle das doenças crônicas e adesão ao tratamento. Segundo ele, as farmácias têm condições de realizar o acompanhamento com o farmacêutico para uso correto do tratamento e de avaliações e relatórios de acompanhamento que podem ser compartilhados com médicos.

Veja também: Grupo DPSP facilita acesso de pacientes com câncer e doenças raras a medicamentos especiais

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×