Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Imunologia: Mulheres são mais resistentes a infecções

Revista da Semana

Um estudo canadense acaba de derrubar o mito do sexo frágil – ou pelo menos, invertê-lo. Cientistas da Universidade McGill, de Montreal, concluíram que mulheres são mais resistentes a infecções do que homens. A explicação, segundo a equipe, está nos hormônios. A pesquisa foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Para o estudo, os pesquisadores focaram em uma enzima chamada Caspase-12, conhecida por bloquear o processo inflamatório de defesa do organismo, aumentando assim a suscetibilidade a infecções. A equipe observou que ratos incapazes de produzir a enzima eram extremamente resistentes. Foi então implantado um gene humano da Caspase-12 em ratos machos e fêmeas, mas apenas os machos ficaram mais passíveis a infecções. A conclusão é que o estrógeno produzido pelas ratas fêmeas inibiu a ação da enzima.

"Os resultados demonstram que mulheres têm uma resposta inflamatória mais poderosa do que homens”, disse a líder da pesquisa Maya Saleh. "Acreditamos que a natureza desenvolveu essa estratégia para proteger o papel reprodutivo do corpo feminino, para manter a continuidade da raça humana". Os pesquisadores acreditam que os resultados poderão ser aplicados em humanos, aumentando as chances da criação de drogas de imunização à base de estrógeno.

Mas a equipe levanta a questão: "Estarão os homens receptivos a ideia de serem tratados com um hormônio exclusivamente feminino?"

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.