Indústria farmacêutica aumenta o desconto dos medicamentos vendidos em farmácias

Enquanto a crise econômica avança no Brasil, aumentando o desemprego e reduzindo a renda familiar, a indústria farmacêutica tem oferecido mais descontos ao mercado varejista.

Enquanto a crise econômica avança no Brasil, aumentando o desemprego e reduzindo a renda familiar, a indústria farmacêutica tem oferecido mais descontos ao mercado varejista. Entre janeiro e outubro deste ano, o percentual do abatimento passou de 36,96% para 39,23%. Cerca de R$ 6,54 bilhões em medicamentos foram vendidos às farmácias brasileiras em outubro, segundo o preço de lista. Mas, considerando o desconto, o varejo pagou R$ 3,98 bilhões.

“A indústria enfrenta hoje um dilema: o aumento dos custos de produção força uma queda nos descontos, mas fazer isso no meio da crise pode significar uma perda de mercado. Os números mostram qual tem sido a decisão”, afirma Antônio Britto, presidente executivo da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa).

 

Evolução dos descontos praticados pela indústria farmacêutica no Brasil

jan/15 fev/15 mar/15 abr/15 mai/15 jun/15 jul/15 ago/15 set/15 out/15
36,96% 37,17% 38,05% 38,10% 38,71% 38,77% 39,15% 38,49% 38,55% 39,23%

Fonte: IMS Health. Elaboração: Interfarma.

 

A indústria farmacêutica comercializou pelo mercado varejista brasileiro 286 milhões de unidade de medicamentos em outubro. Juntas, essas unidades somam 11,8 bilhões de doses, o que representa um crescimento de 2% em comparação com as vendas do mesmo mês em 2014.

Já o preço dos medicamentos, incluindo o desconto, sofreu um aumento de 5%, passando de R$ 3,78 bilhões para R$ 3,97 bilhões. A diferença está abaixo da inflação estimada para o período, de 9,93%, segundo o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA).

Hoje, o varejo farmacêutico, pelo canal farmácia, representa 75% do mercado nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Interfarma

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