Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 22 de março de 2012.

Johnson & Johnson e GSK unem-se para acelerar pesquisas

COMPARTILHE:

Abrafarma

Duas grandes companhias farmacêuticas multinacionais estão unindo forças com a Index Ventures, uma firma de capital de risco (venture capital) em um inovador fundo de investimentos de € 150 milhões, criado especificamente para acelerar a descoberta de medicamentos.

A GlaxoSmithKline (GSK) e a Johnson & Johnson contribuirão, cada uma, com um quarto dos ativos do fundo, sendo que outros € 75 milhões ficarão a cargo da Index Ventures, que vai usar sua abordagem de "investimento centrado em ativos" para dar suporte a medicamentos experimentais, em vez investir em companhias iniciantes.

A Index, sediada em Londres e presente em Genebra e San Francisco, já testou a abordagem em vários fundos anteriores que ela gerencia em nome de clientes, usando sua própria rede de 16 profissionais que desenvolvem medicamentos, que possuem experiência científica e administrativa e que são contratados para participar do desenvolvimento de medicamentos experimentais considerados promissores.

Ao usar profissionais de fora, a Index tenta desenvolver, ou abandonar, potenciais medicamentos com a maior rapidez possível, evitando a mais tradicional "estratégia de portfólio" de investidores que dão suporte a interesses participatórios de investidores e gestores, prolongando os estudos clínicos ou identificando outros medicamentos experimentais para diversificar os riscos.

Francesco de Rubertis, sócio da Index Ventures, diz: "As companhias acreditam que eliminam riscos ao se diversificar. Isso é como comprar cinco bilhetes de loteria, em vez de um. A diferença é muito marginal. Criar companhias com apenas uma molécula nos permitirá acelerar a tomada de decisões".

A iniciativa dos laboratórios GSK e Johnson & Johnson e da Index ocorre em meio à frustração do setor com a alta dos custos de desenvolvimento de medicamentos e a redução da produtividade.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.