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icone de categorias Notícias icone de data de publicação 6 de novembro de 2013.

JOHNSON’S Baby revê cadeia produtiva e shampoos ficam mais sustentáveis

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A linha de shampoos JOHNSON’S® Baby está mais sustentável. Desde junho de 2012, a Johnson & Johnson vem trabalhando na revisão de toda a cadeia produtiva da linha que inaugurou a categoria de produtos infantis no Brasil. Dentre as principais mudanças, destacam-se: inserção de material reciclado pós consumo nos frascos, mudanças nas fontes energéticas, revisão de processos com os fornecedores e da cadeia logística como um todo. O projeto faz parte da terceira edição do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta, realizado pelo Walmart Brasil. A embalagem dos shampoos JOHNSON’S® Baby passou a ser produzida com 50% de plástico reciclado, evitando o consumo de 5,4 toneladas de plástico virgem por ano e retirando do meio ambiente o equivalente em resíduos sólidos. “As novas embalagens foram amplamente testadas e apresentam os mesmos níveis de qualidade e segurança dos frascos produzidos apenas com plástico virgem”, explica Renato Wakimoto, diretor de Desenvolvimento de Embalagens da Johnson & Johnson. Outra mudança significativa é a economia de 76% de água durante o processo produtivo dos shampoos. A Johnson & Johnson instalou um novo sistema de purificação que recupera a água não utilizada no processo e, parte dela, é reinserida no sistema de distribuição de todo o parque industrial. O restante é tratada na estação de tratamento da fábrica, localizado em São José dos Campos, e devolvida para o meio ambiente com 98% de pureza. A empresa também implantou um novo processo para o resfriamento da água utilizado na fabricação dos shampoos e nos sistemas de ar condicionado com intuito de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2, através do uso de resfriadores de alta eficiência energética. Além disso, um dos principais equipamentos utilizado na mistura das matérias-primas ganhou novos motores e pás de alta eficiência, com maior capacidade de agitação, reduzindo assim o tempo total deste ciclo. Com essas mudanças e novos processos, foi possível diminuir em 49% a emissão de CO2 e também o consumo de energia em 49%. Todo sistema logístico também foi revisto e simplificado. A empresa promoveu uma grande otimização no número de pedidos, o que reduziu as viagens realizadas por caminhões e, consequentemente, gerou a redução de 29% nas emissões de CO2 no transporte dos produtos. As notas fiscais emitidas também foram diminuídas e o consumo de papel foi reduzido em 26%. Outras melhorias foram implementadas na cadeia produtiva dos fornecedores da Johnson & Johnson. Uma dessas mudanças foi a alteração da base de recebimento de componentes das fórmulas de JOHNSON’S® Baby de um dos fornecedores, que migrou de Vinhedo para Jacareí, mais próximo do parque industrial da Johnson & Johnson. A mudança evita que caminhões de transporte viagem cerca de 3.120 km por ano. Além disso, a empresa realiza campanha de conscientização especial com motoristas que circulam na planta de São José dos Campos, através da promoção do programa Na Mão Certa . Projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta O programa tem o objetivo de oferecer produtos mais sustentáveis para os consumidores, incentivando os principais parceiros comerciais do Walmart Brasil a inovar na elaboração de itens que hoje são referência no mercado. Os fornecedores realizam uma revisão do processo de produção – da produção ao pós-consumo. Desta forma, esses fornecedores incorporam valores relacionados à sustentabilidade como combate às mudanças climáticas, uso responsável da água, implantação de energias limpas, e outros fatores que definem os compromissos com a economia de baixo carbono. Toda mudança é auditada pelo Cetea, que garante o rigor e a mensuração dos resultados. A ideia é levar para a gôndola produtos com diferenciais em sustentabilidade, que possam demonstrar que produzir com responsabilidade socioambiental é possível, estimulando o consumo consciente. Nesta terceira edição, participaram 18 fornecedores. Nas três edições, somam-se a participação de 29 empresas. Na edição passada, os 13 produtos apresentados obtiveram uma média de crescimento de 43% nas vendas. Na primeira edição do programa, em 2009, a Johnson & Johnson revisou a produção de outro produto icônico de sua linha de produtos: o BAND-AID®. O projeto também obteve ganhos substanciais para os processos produtivos da Johnson & Johnson, como a redução de mais de 4,5 milhões de caixas de papelão para transporte, redução de mais de cinco mil toneladas de material durante a produção.   Fonte: Assessoria de Imprensa – JeffreyGroup Brasil  


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