Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Jurídico da Ascoferj garante reestabelecimento de DATASUS à associada e pagamento de valor retido

Farmácia popular
Foto: Divulgação

No fim do mês de abril deste ano, o Departamento Jurídico da Ascoferj entrou, em nome de uma farmácia associada, com um mandado de segurança contra o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. O motivo foi o bloqueio do sistema autorizador de vendas do Programa Farmácia Popular do Brasil (DATASUS) em novembro de 2020.

A farmácia esclarece, na defesa, que na época foi avisada do bloqueio para averiguação de possíveis irregularidades, mas que até a data da ação não havia recebido quaisquer notificações sobre os fatos. Por este motivo, solicitava o reestabelecimento da conexão ao DATASUS e o pagamento dos valores retidos, correspondentes às competências 10/2020 e 11/2020.

Na última segunda-feira (27), o juiz federal Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara Federal do Distrito Federal, entendeu que, independentemente dos motivos que geraram o bloqueio, é indevido mantê-lo por tanto tempo, gerando danos graves à empresa fiscalizada, que não foi nem intimada a apresentar esclarecimentos ao órgão fiscalizador.

Com a decisão, fica determinado que o Departamento de Assistência Farmacêutica deve restaurar o acesso da farmácia ao Programa Farmácia Popular, além de precisar pagar o valor retido – R$ 32.748,08. Para Gustavo Semblano, advogado à frente do caso, a decisão é importantíssima: “A maioria dos juízes não vem sendo favorável à essa questão. Por isso foi tão importante que, neste caso, ele entendesse o nosso argumento”.

Veja também: Ascoferj pede esclarecimentos sobre bloqueios do Farmácia Popular

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.