Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Justiça extingue ação contra taxa da Anvisa

Guia da Farmácia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem vencido disputas judiciais com indústrias que questionam a cobrança da taxa de fiscalização sanitária. Ontem, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região extinguiu um recurso ajuizado pela Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma) que questionava a constitucionalidade da taxa. A Corte entendeu que a entidade não teria legitimidade para propor a ação.

De acordo com reportagem do Valor Econômico, a taxa de fiscalização seria cobrada conforme a condição econômica da empresa, e questionada no Judiciário nos últimos anos. Somente com a fiscalização, as indústrias obtêm a concessão ou renovação da autorização de funcionamento. A Anvisa alega, na Justiça, que a taxa é uma garantia à proteção da saúde da população, o que só pode ser feito por intermédio do controle sanitário. A ação da Febrafarma foi ajuizada em 2003, sob o argumento de que a Anvisa não poderia ter instituído uma taxa com natureza de imposto.

O TRF da 1ª Região não chegou a analisar o mérito do tema, por entender que a Febrafarma não representaria diretamente as indústrias, e sim os sindicatos do setor. Além disso, o Poder Judiciário entendeu que a taxa é necessária para garantir o poder de fiscalização do órgão.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.