Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Laboratório do sono atende gratuitamente

Maxpress

O tratamento é focado em pacientes com distúrbios cardiorrespiratórios, obesidade e/ou obesidade mórbida, e portadores de poliomielite

Dormir mal é mais comum do que se pode imaginar. Atualmente, cerca de um terço da população brasileira sofre com distúrbios do sono. Dores de cabeça pela manhã, sonolência excessiva durante o dia, insônia, bruxismo e apnéia são sintomas alarmantes que, caso o distúrbio não seja tratado, pode acarretar, entre outros problemas, perda e redução de memória, impotência sexual, dificuldade de concentração, alteração de humor e predisposição a outras doenças.

A Universidade Nove de Julho – UNINOVE, desde o ano passado presta atendimento no Laboratório do Sono com uma equipe de professores e pesquisadores das áreas médica, fisioterapêutica e odontológica, preparada para atender de 10 a 15 pacientes por semana. A cada noite, dois leitos são disponibilizados para que os pacientes sejam monitorados por meio de eletrodos e sensores e, durante o dia, a clínica presta atendimento ambulatorial.

O tratamento prestado pela Universidade, por meio do Mestrado em Ciências da Reabilitação, é inteiramente gratuito e focado em pacientes com distúrbios cardiorrespiratórios do sono (Bruxismo do Sono, Apnéia Obstrutiva do Sono, Ronco Primário, Apnéia Central do Sono, Respiração de Cheyne Stokes e Síndrome da hipoventilação), Obesidade e/ou Obesidade Mórbida com indicação à Cirurgia Bariátrica, e pacientes portadores de sequelas de poliomielite (paralisia infantil).

"Além de beneficiar a comunidade, que pode ter acesso a um exame sofisticado e o diagnóstico de uma doença até então desconhecida, o estudo dos distúrbios do sono na UNINOVE, única universidade privada a prestar esse tipo de serviço no Brasil, é fundamental para o desenvolvimento de alunos de graduação, pós-graduação e professores que podem ter contato com pacientes tanto durante o exame, quanto no acompanhamento terapêutico, tendo assim, uma formação adequada para a qualificação profissional", afirma o diretor do Mestrado em Ciências da Reabilitação, Prof. João Carlos Ferrari.

Como é feito o estudo do sono?

É necessário que o paciente durma uma noite em um quarto/laboratório totalmente preparado para o monitoramento cardíaco, função respiratória, temperatura, movimento dos olhos, cabeça, boca e corporal, por meio de sensores e eletrodos. Assim, cada estágio do sono será avaliado. Esta é a técnica conhecida como polissonografia, a mais importante utilizada no diagnóstico dos distúrbios do sono.

Para se inscrever para a triagem do Laboratório do Sono da UNINOVE é necessário que os pacientes se enquadrem nos protocolos de pesquisa que são realizados pelos professores pesquisadores junto ao laboratório. Para isso, os interessados necessitam fazer o agendamento, pelo telefone 3665-9325.

Laboratório do Sono – UNINOVE

Onde: Av. Francisco Matarazo, 612, Água Branca, São Paulo

Quando: segunda a sexta feira

Horário: 9 às 19h

Informações: (11)3665-9325

Gratuito

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.