Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Laboratório Teuto registra primeiros resultados do sistema enxuto de produção

Portal Fator Brasil

Programa de otimização da produção já apresenta mudança de comportamento em atitudes dos colaboradores

Um treinamento que começou há pouco mais de seis meses, o Lean Manufacturing (produção enxuta), já revela os primeiros grandes resultados na produção do Laboratório Teuto. Iniciativas aparentemente simples já promovem mudanças significativas nos custos da empresa. As principais modificações tiveram como norte a realocação de pessoas e a definição de novas estratégias de processos.

A otimização vai além dos resultados. "Não melhoramos só os resultados para a empresa. Melhoramos também a qualidade de trabalho dos colaboradores”, comenta o gerente de produção do Teuto, Ronan Faleiro. Para Ronan, o principal benefício do programa é o incentivo à melhoria profissional do colaborador. "A otimização está servindo como trampolim para o crescimento na indústria. Conseguimos mostrar ao nosso colaborador que é possível fazer diferente e queimar etapas desnecessárias.”

Para Joanan Gomes, coordenador de otimização, entre os exemplos de resultados mais expressivos está a redução no tempo de set-up da Compressora Kilian (quando termina a produção de um medicamento e começa a produção de outro). "Antes do Lean fazíamos em 8 horas. O tempo médio que se gasta neste processo é de 6 horas. Hoje conseguimos fazer em 1h40”, conta.

Outro exemplo pode ser encontrado na rota dos caminhões, de movimentação interna. Em uma atividade que antes eram necessários quatro caminhões hoje são utilizados apenas dois. "O custo do deslocamento diminuiu. E ainda conseguimos padronizar o trabalho”, diz Ronan. A conseqüência disto tudo é uma fábrica mais organizada e um constante trabalho de inteligência.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.