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icone de categorias Notícias icone de data de publicação 1 de julho de 2010.

Laboratórios dizem que só pagam viagens com objetivos científicos

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Folha de São Paulo

Laboratórios farmacêuticos afirmam que já seguem à risca seus códigos internos de conduta e que o único objetivo das viagens que patrocinam a médicos é o da atualização científica.

Ontem, o setor evitou comentar a proposta do CFM (Conselho Federal de Medicina), revelada pela Folha, que limitará as viagens de médicos a congressos. Só profissionais que darão palestras ou cursos poderão aceitar patrocínio da indústria farmacêutica.

Antônio Britto, presidente da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), afirma que vai esperar a divulgação oficial dos termos da proposta da CFM, prevista para o próximo dia 16, mas conta que o setor está "feliz" por ter aberto um canal de diálogo entre a indústria e a classe médica.

"Esse diálogo não existia. Queremos reduzir ao máximo o que a gente chama de zona cinza. O número de médicos e de representantes das indústrias cresceu muito. Só essa ampliação já justificaria uma revisão dos nossos códigos de conduta", diz Britto.

Segundo Allan Finkel, diretor de assuntos corporativos da Eli Lilly, a empresa considera essencial que a relação entre os seus profissionais e os médicos ocorra dentro do campo ético. Ele considera "prematuro" comentar a proposta do CFM.

"Nosso único objetivo com o patrocínio de viagens é a atualização científica. Nossos funcionários são treinados, testados e monitorados no que diz respeito a essas interações [com os médicos]."

A Roche e a Pfizer vão na mesma linha. "Todas as interações com profissionais de saúde têm foco na troca de informações científicas, com o objetivo de possibilitar a esses profissionais conhecimentos que propiciem o máximo benefício aos pacientes", diz a Roche.


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