[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A Consulfarma divulgou um estudo clínico que mostra os benefícios do Licorice no tratamento dos sintomas da Doença de Parkinson. A doença é caracterizada por um distúrbio neurológico progressivo causado pela degeneração dos neurônios.
Ocorrência da neurodegeneração
A partir disso, ocorre a diminuição da produção de dopamina, o que desencadeia uma série de sintomas, incluindo distúrbios motores, disfunções posturais e cognitivas. A neurodegeneração acontece por meio de liberação de radicais livres e citocinas pró-inflamatórias.
Extrato de Licorice
Um dos fitoterápicos mais antigos é o extrato de Licorice, agente tônico nervoso e neuroprotetor, indicado para alguns distúrbios neurológicos, como a dor de cabeça. Na medicina moderna, descobriu-se ainda ações anti-inflamatórias, antioxidantes, antitumorais, antidepressivas, antiapoptóticas e na melhora da memória.
Uso do Licorice na dor de cabeça
Aproximadamente 2% da população geral é acometida pela migrânea crônica, debilitação causada pela enxaqueca e que necessita de novas estratégias terapêuticas. Um estudo duplo-cego avaliou a eficácia do tratamento adjuvante com Licorice no gerenciamento da dor de cabeça.
Após quatro meses de suplementação, o teste motor e os escores de rigidez foram significativamente melhores. Em seis meses, houve melhora do Unified Parkinson’s rating scale (UPDRS) total, atividades diárias e tremor com tamanho de efeito considerável.
Nenhuma anormalidade eletrolítica, alterações na pressão sanguínea ou níveis de glicose foram observadas.
Veja também: Tratamentos disponíveis para pacientes com dores mamárias