Tratamentos disponíveis para pacientes com dores mamárias

Tratamentos para doenças mamárias
Foto: iStock
Tratamentos para doenças mamárias
Foto: iStock

A mastalgia, também conhecida como dor mamária, é um dos sintomas mais comuns em mulheres, com prevalência de 41 a 69%. Pode apresentar-se como um desconforto leve e ser considerada normal ou até como uma dor severa.

A Consulfarma reuniu as principais classificações do problema e alguns dos possíveis tratamentos. Confira abaixo.

1 – Cíclica: ocorre no período pré-menstrual, durando de um a quatro dias. Há casos de mulheres que apresentam dor moderada a severa, com duração de 5 a 14 dias por mês. Na maioria das vezes é bilateral, podendo ocorrer em uma mama com mais intensidade.

2 – Acíclica: envolve dor constante ou intermitente, não associada ao ciclo menstrual. Tende a ser unilateral e localizada em um dos quadrantes mamários, mas dor difusa com irradiação para a axila pode ocorrer. A maioria dos sintomas começa na quarta ou quinta década de vida, ou até mesmo após a menopausa. Pode ser resultado de gravidez, mastite, trauma, tromboflebite, tumores benignos ou câncer.

3 – Extramamária: dor que ocorre na mama, mas não pertence a esta. Várias condições extramamárias podem se apresentar como dor na mama. O diagnóstico é extenso e envolve dor anginosa, infarto, pleurite, fatores psicológicos e alterações muscoloesqueléticas.

Tratamentos

Alguns dos ativos que podem ser utilizados no tratamento de dores mamárias são o Vitex agnus castus, planta nativa da Ásia e da Europa Mediterrânea, que regula o ciclo menstrual, a síndrome pré-menstrual, a mastalgia e a infertilidade. Mulheres que receberam essa medicação apresentaram diminuição na intensidade da dor após um ou dois ciclos de tratamento.

Veja também: Vitamina B12 em gestantes aumenta função cerebral do recém-nascido

Outro exemplo de tratamento é suplemento de óleo de prímula. Em um estudo conduzido nos Estados Unidos, 85 mulheres com desconforto pré-menstrual foram randomizadas. Já o danazol é um esteroide que combate doenças como endometriose e doenças benignas da mama, aliviando, consequentemente, os sintomas de dores.

Por fim, o tamoxifeno, modulador seletivo do receptor de estrogênio, é eficaz para mastalgia cíclica e acíclica e possui poucos efeitos colaterais, como fogachos e corrimento vaginal.

Veja também: Vitamina B12 em gestantes aumenta função cerebral do recém-nascido

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

COMUNICADO

A Ascoferj convida a todos para sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), que acontece no dia 18 de maio de 2022, a partir de 14h. A participação pode ser remota ou presencial.

Descubra os temas da pauta e como participar na matéria: https://ascoferj.com.br/noticias/ascoferj-convida-para-assembleia-geral-ordinaria/

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×