Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Últimos dias da exposição Epidemik no Rio de Janeiro

Maxpress

Visite a exposição até o dia 24/11, a entrada é franca

Tecnologia inédita no Brasil permite que 45 pessoas enfrentem simultaneamente situações de crise epidêmica em videogame gigante

Até o próximo dia 24, no Centro Cultural da Ação e Cidadania, acontece a exposição francesa Epidemik. Destinada a públicos de diferentes idades, a mostra tem como principal atração um videogame coletivo, montado em um grande tabuleiro eletrônico de 270m2, no qual 45 jogadores, simultaneamente, simulam e enfrentam situações de crise epidêmica. A iniciativa – uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a sanofi-aventis – integra a programação cultural do Ano da França no Brasil.

Criada pelo Museu La Cité des Sciences et de l””Industrie de la Villette, em Paris, a exposição Epidemik, inaugurada há um ano na capital francesa já recebeu mais de 300.000 visitantes em Paris, e conta com tecnologia inédita desenvolvida pela francesa Stratosphère, que tem no currículo trabalhos na Ponte Charles de Gaulle e no Palais des Congrès de Paris.

O videogame simula cinco diferentes cenários, conhecidos ou fictícios: Gripe aviária em Cingapura, Ataque biológico terrorista em Nova Iorque, Malária e Aids na África e na Ásia e, especialmente desenvolvido para o Brasil, com conteúdo e iconografia preparados pelas equipes da Fiocruz, Dengue no Rio de Janeiro. Ao pisar no tabuleiro, cada jogador recebe uma aura individual projetada no solo que o acompanha durante toda a simulação e vai indicando seu estado de saúde em função das atitudes preventivas que assume ou de providências que toma para se tratar, sempre orientados por uma tela gigante. Vinte monitores auxiliam os participantes durante o jogo, que também é acessível a cadeirantes. A exposição é dirigida à população em geral.

Para a sanofi-aventis, parceira da exposição desde a sua inauguração em Paris, trazer Epidemik ao Brasil tem um significado especial. "Ela vem coroar um ciclo de mais de dez anos de forte atuação da sanofi-aventis Brasil em projetos institucionais ligados à saúde. A abordagem humanista e a riqueza do seu conteúdo dão à exposição uma dimensão histórica e sócio-cultural que nos permite entender momentos cruciais para a sociedade através de seus principais protagonistas", diz Cristina Moscardi, diretora de comunicação corporativa da sanofi-aventis e coordenadora executiva da exposição no país.
"A popularização do conhecimento científico e a educação para a saúde sempre foram marcas registradas da Fiocruz, como demonstra o envolvimento da Fundação com a montagem da Epidemik no Rio de Janeiro. A exposição se encaixa com a missão de nossos pesquisadores na medida em que combina aspectos históricos e inovações tecnológicas, ciência e arte, biomedicina e cultura, homem e meio ambiente", completa o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Mais informações sobre a Exposição Epidemik podem ser conferidas no site www.epidemik.com.br. No website, é possível encontrar informações e fotos da mostra, telefone e dados para agendamento de grupos e um vídeo com um panorama geral da exposição, que<

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

Atenção

Prezados associados e parceiros,

No dia 23/04 (terça-feira), devido ao feriado regional de São Jorge, não haverá expediente na Ascoferj.

Retornaremos às nossas atividades na quarta-feira (24/04).

Bom feriado!

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.