Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Medicamento contra enxaqueca e vertigem é ótima alternativa para tratamento da esquizofrenia

Maxpress

Trabalho finalista do IV Prêmio SAÚDE! sugere uma nova indicação para a flunarizina

A pista era inusitada, mas os pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de São Paulo insistiram em avaliar os efeitos colaterais da flunariniza, um medicamento popular, recomendado para tratar vertigem e enxaqueca.

"Sabíamos que, ao usar essa substância, algumas pessoas apresentavam tremores e rigidez muscular, sintomas semelhantes aos de pacientes medicados com antipsicóticos", conta a psiquiatra Luísa Weber Bisol, uma das responsáveis pelo trabalho, que é finalista do IV Prêmio SAÚDE!, promovido pela revista SAÚDE! da Editora Abril. Das duas, uma: a semelhança parava por aí ou o fármaco tinha o mesmo mecanismo de ação dos remédios recomendados para o tratamento da esquizofrenia.

O grupo realizou, então, testes com 70 pacientes. Uma parte deles recebeu doses diárias de 20 miligramas de flunarizina, enquanto os demais foram tratados com um medicamento disponível no mercado. "Após 12 semanas de uso, a substância foi capaz de minimizar as alucinações, os delírios e os surtos associados à doença", conta Luísa Weber Bisol.

Os pesquisadores também notaram que, no corpo, os efeitos do medicamento duravam entre 7 e 14 dias. Isso significa que, se futuramente adotado contra a esquizofrenia, ele não precisará ser utilizado todos os dias e, sim, uma única vez por semana. Além disso, seu preço equivale a 10% de alguns antipsicóticos à venda. "Imagine como isso facilitaria a rotina dos pacientes que precisam tomar remédios a vida inteira!", argumenta a pesquisadora.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.