Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 15 de setembro de 2009.

Medicamento para diabetes combate câncer

COMPARTILHE:

Diário de São Paulo

Estudo realizado por cientistas americanos sugere que a metformina ataca células de tumor de mama

Fortalecer a quimioterapia com metformina, uma droga comum contra diabetes, ajudou a reduzir tumores de mama. Isso foi o que pesquisadores americanos descobriram, ao realizarem um estudo com ratos. Os animais sofreram uma redução do câncer mais rapidamente e permaneceram saudáveis por mais tempo, o que aumenta a esperança por uma forma mais efetiva de combate aos tumores. A descoberta foi divulgada ontem. Os cientistas disseram que a metformina parece ter alvejado células-tronco do câncer de mama um tipo de célula-tronco que resiste ao tratamento convencional e pode ser a fonte de vários tumores que recuperam terreno após o tratamento. "O que é empolgante aqui é que agora temos um tipo diferente de remédio contra o câncer, que pode ter sinergia com a quimioterapia", disse Kevin Struhl, da Escola Médica de Harvard, e cujo estudo aparece na revista "Câncer Research".

Muitas equipes têm procurado formas de destruir as células-mãe com a esperança de tornar mais fácil a cura do câncer. No mês passado, uma equipe do Broad Institute, de Harvard, e do Massachussets Institute of Technology (MIT), divulgou que uma substância chamada salinomicina pode matar células-tronco do câncer de mama. O que é diferente em seu estudo, diz Struhl, é que a metformina é amplamente usada como medicamento, e tem um longo e seguro histórico entre os registros médicos. "Há dezenas de milhões de pessoas que tomam esse medicamento", disse. "Ainda que nossos estudos estejam limitados a camundongos e células, a metformina tem um histórico de efeitos anticâncer", acrescentou.

A metformina já mostrou ser capaz de reduzir o risco de alguns tumores, incluindo o câncer de pâncreas e de mama, em estudos amplos de pessoas que sofrem com diabetes.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.