Mercado de trabalho: existe um novo perfil de trabalhador?

Especialista revela o que profissionais precisam fazer atualmente para serem considerados qualificados.
Perfil de trabalhador
Foto: freepik
ads-728x90-2.webp

O perfil das organizações e do trabalhador evolui a cada ano. As relações sociais, transformações na sociedade, globalização e as novas tecnologias contribuem para as mudanças na concepção de trabalho.

Especialistas que analisam o mercado de trabalho notaram as alterações no relacionamento entre empresa e funcionário, que envolvem bom desempenho, aumento de produtividade e felicidade no ambiente profissional.

Qualificação ainda é importante

A diretora da Business Partners Consulting Interior São Paulo, Viviane Gonzalez, acredita que formação acadêmica, especialização, pós-graduação ou MBA; dominar a língua inglesa e saber falar uma terceira língua; e ter experiência na área de atuação ainda são fundamentais.

Mas o diferencial está nas qualidades e habilidades pessoais do colaborador. Particularidades como ter pensamento estratégico e enxergar soluções e saber como implantá-las podem fazer com que ele saia na frente. “São as características do candidato que o levam na direção certa, não apenas o conhecimento específico ou formação que teve na academia”, diz Viviane.

Profissional decidido faz a diferença

Na visão da diretora, ter iniciativa, criatividade, liderança, aprendizagem contínua, boa comunicação, habilidade para trabalhar em equipe e capacidade de planejamento da carreira chamam bastante atenção. “O trabalhador moderno é uma pessoa bem resolvida, que possui alto grau de motivação e potencial para chegar onde deseja. Ele não precisa de estímulos, está em constante aprendizado”.

Esse perfil surgiu em resposta às constantes demandas do mercado por atualização e desenvolvimento de habilidades e competências.

Empresas também devem se atualizar

De acordo com a professora da IBE Conveniada FGV e especialista em Recursos Humanos (RH), Beth Johann, as mudanças do trabalhador imprimiram uma nova postura às empresas e seus administradores.

“Antes, o executivo mandava como queria. Hoje, a situação mudou. Ele deve ser um motivador, apresentar ideias, propor soluções, saber ouvir, contornar e negociar. Ele tem que ser mais flexível e conhecer além de si, o chefe autoritário não tem mais espaço. Essa é uma realidade em que as empresas precisam se enquadrar”, revela Beth.

Além disso, a ampliação das oportunidades de qualificação educacional e profissional permite ao trabalhador fazer novas exigências. “O nível de conhecimento adquiriu uma nova relação. O trabalhador passa a ser mais exigente e tolerar menos problemas. As empresas precisam ter consciência desse novo perfil e mudar”.

A especialista destaca a importância de ter um RH estratégico com política de retenção de talentos, abrangendo ofertas de cursos para aperfeiçoamento dos funcionários, mais oportunidades, melhores salários e benefícios que vão além da área profissional. “Ninguém sai de uma empresa que tem um bom ambiente, uma chefia pessoal e um bom salário. O funcionário somente sai se algo não estiver funcionando bem”, finaliza.

Veja também: Millenium lança universidade corporativa no segundo semestre

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio....
Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas....
Associada da Santos & Abreu segue com seu projeto de expansão e abre uma unidade na Várzea, interior do estado do Rio de Janeiro....
Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor....
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários....
Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição