Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Mercado farmacêutico prevê aumento de custos

Enquanto muitos setores da economia já enfrentavam dificuldades expressivas, as farmacêuticas puderam respirar aliviadas com o crescimento de 45% do faturamento, pelo canal farmácia, nos últimos quatro anos. Só em 2014, o aumento foi de 11,4%, chegando a R$ 41,8 bilhões, apesar do Produto Interno Bruto (PIB) praticamente estagnado. Mas agora, o desafio está aumentando. Com as mudanças na economia promovidas pelo Governo Federal e suas consequências ao custo de produção, as farmacêuticas buscam cada vez mais eficiência em seus processos. Além disso, o real tem se desvalorizado diante do dólar, o que prejudica a importação de insumos, e não há perspectiva de cenários melhores tão cedo. Por conta do sistema de regulação do mercado, a indústria não pode repassar nem parte dos novos custos ao consumidor. O preço de seus produtos é controlado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) que, por lei, define o aumento de preço uma vez no ano com base numa fórmula específica. Neste ano, o reajuste médio foi de 6%, enquanto a inflação foi de 7,7%. Nos últimos 10 anos, a defasagem dos reajustes anuais passa de 21%, com relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período. Para manter o ritmo de crescimento, a indústria busca soluções para alguns entraves crônicos no País. O primeiro deles é o fato de não haver uma resposta organizada e realista para a questão do acesso. Cerca de 74% dos medicamentos brasileiros são comprados e pagos pelo bolso das pessoas, sem apoio do governo. Isso significa que a medicação mais complexa e mais cara acaba não chegando à maioria da população. O segundo ponto é a questão tributária. O Brasil é campeão mundial em imposto sobre medicamentos. Temos uma situação injusta porque mesmo olhando os tributos dentro do país, o medicamento paga mais do que outros produtos, como, por exemplo, biquíni e ursinho de pelúcia; e isso prejudica o acesso da população aos tratamentos que precisa. Fonte: Saúde Business  

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

Comunicado importante

Informamos que, excepcionalmente, nos dias 9 de fevereiro, das 8h às 16h, e 12 de fevereiro, das 13h às 17h, a Ascoferj funcionará remotamente.

👉 Nossa equipe estará disponível para atendê-los por meio do telefone: (21) 98399-0146.

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.