[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A gestão de estoque da farmácia é essencial, já que pode transformar a margem de lucro e trazer economia para o negócio. Uma opção para realizar essa gestão é a metodologia PVPS – Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair – que considera a data de validade dos produtos a informação mais importante, independentemente de quando os itens chegaram na farmácia.
De acordo com a Farmarcas, para que esse método seja eficiente, é preciso realizar dois tipos de conferências: a inicial, durante o recebimento dos produtos, e a periódica, quando as validades dos produtos são analisadas.
Vantagens do PVPS
O maior benefício é a garantia de que os produtos expostos estejam dentro do prazo de validade e sejam vendidos antes que ele expire. Assim, há uma diminuição de perdas de itens.
Como implementar a metodologia
O primeiro passo é contar com um sistema de gestão de estoque, o que facilita o controle da validade. Caso o sistema não ofereça esse tipo de ferramenta, vale a pena fazer o processo, mesmo que manualmente.
Na hora de organizar, deve-se colocar na frente os itens com validade menor, podendo inclusive optar por cestões e displays promocionais. Em alguns casos, vale a pena vender os produtos pelo preço de custo.
Outras dicas
Além da metodologia PVPS, existem outras formas de administrar o estoque da farmácia, como inventários periódicos (a cada três meses), controle de estoque de insumos da loja (sacolas, papel para bobina etc.), treinamentos para a equipe, metodologia da curva ABC, relatórios de vendas, entre outros.
Veja também: Farmarcas projeta a abertura de 276 lojas em 2022
Fonte: Revista da Farmácia