Metodologia PVPS para uma gestão de estoque eficiente

Metodologia PVPS para gerenciamento de estoque
Foto: iStock
Metodologia PVPS para gerenciamento de estoque
Foto: iStock

A gestão de estoque da farmácia é essencial, já que pode transformar a margem de lucro e trazer economia para o negócio. Uma opção para realizar essa gestão é a metodologia PVPS – Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair – que considera a data de validade dos produtos a informação mais importante, independentemente de quando os itens chegaram na farmácia.

De acordo com a Farmarcas, para que esse método seja eficiente, é preciso realizar dois tipos de conferências: a inicial, durante o recebimento dos produtos, e a periódica, quando as validades dos produtos são analisadas.

Vantagens do PVPS

O maior benefício é a garantia de que os produtos expostos estejam dentro do prazo de validade e sejam vendidos antes que ele expire. Assim, há uma diminuição de perdas de itens.

Como implementar a metodologia

O primeiro passo é contar com um sistema de gestão de estoque, o que facilita o controle da validade. Caso o sistema não ofereça esse tipo de ferramenta, vale a pena fazer o processo, mesmo que manualmente.

Na hora de organizar, deve-se colocar na frente os itens com validade menor, podendo inclusive optar por cestões e displays promocionais. Em alguns casos, vale a pena vender os produtos pelo preço de custo.

Outras dicas

Além da metodologia PVPS, existem outras formas de administrar o estoque da farmácia, como inventários periódicos (a cada três meses), controle de estoque de insumos da loja (sacolas, papel para bobina etc.), treinamentos para a equipe, metodologia da curva ABC, relatórios de vendas, entre outros.

Veja também: Farmarcas projeta a abertura de 276 lojas em 2022

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×