Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Ministério da Saúde cria programa para combater polifarmácia

Uma estimativa internacional do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e da Universidade de Chicago indica que pelo menos 10% da população use mais de cinco medicamentos ao mesmo tempo. Para evitar esse problema, o Ministério da Saúde está desenvolvendo um programa piloto para prestar orientação farmacêutica a esses pacientes. Em Curitiba, os atendimentos começaram a ser realizados em abril, com um grupo de 583 pessoas, que retornaram em três meses, para avaliação de exames. O resultado foi positivo e o projeto segue com mais pacientes. “Geralmente são idosos, que possuem pelo menos duas morbidades associadas. Por precariedade na instrução ou falta de alguém que ajude e indique a tomada dos medicamentos, eles acabam esquecendo”, explica a farmacêutica e coordenadora da atenção farmacêutica no programa Saúde da Família de Curitiba, Beatriz Patriota. O programa identificou aqueles pacientes mais vulneráveis e os encaminhou para uma consulta farmacêutica. Em uma conversa com o farmacêutico, o paciente explica para que servem os medicamentos e como eles devem ser ingeridos, se pode misturar com outros medicamentos ou com comida e bebida. Se houver conflito entre as fórmulas, o farmacêutico entra em contato com os médicos responsáveis para discutir como harmonizar os medicamentos. Fonte: Gazeta do Povo

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.