Ministério compra mais remédios

O Globo

Governo está finalizando a aquisição de mais 800 mil tratamentos

O governo federal esta concluindo a aquisição de 800 mil tratamentos contra a gripe A, informou ontem, em Porto Alegre, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A nova compra ocorre apesar de o país dispor de nove milhões de tratamentos na Fundação Oswaldo Cruz. Esse estoque começará a ser transformado em cápsulas este mês e ficará à disposição do ministério.
Temporão disse que o estoque de nove milhões é estratégico e foi adquirido em 2004.
Ele é de grande importância neste momento. Dá uma certa tranqüilidade em relação à disponibilidade do medicamento, declarou ele, acrescentando que dez mil tratamentos estão sendo utilizados por estados e municípios.

Temporão ponderou que o uso do medicamento tem de ser racional, para evitar o desenvolvimento de resistência pelo vírus, devendo ser ministrado apenas a pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas.
Na avaliação do ministro, o combate à doença no Brasil é mais eficaz do que em outros países, entre outras razões, pela "capilaridade, qualidade e estrutura do SUS, apesar do subfinanciamento crônico" a que o sistema é submetido.

O ministro, que se reuniu com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, e com prefeitos de cidades gaúchas na fronteira com Argentina e Uruguai, considera que é necessária uma vigilância maior no estado. Isso porque os países vizinhos, especialmente a Argentina, registram muitos casos da gripe suína.
Na próxima semana, mais de 400 militares do Exército reforçarão a vigilância, junto com pessoal da Anvisa e do estado, em 16 pontos de fronteira do território gaúcho.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 8h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×