fbpx
Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 30 de abril de 2010.

Ministério da Saúde inclui dois novos medicamentos na lista das drogarias conveniadas com governo

COMPARTILHE:

Ministério da Saúde

Em maio, programa Aqui Tem Farmácia Popular oferecerá sinvastatina, contra o colesterol, e insulina para o diabetes. Acesso a anti-hipertensivos com desconto cresceu 78% em dois anos

O Ministério da Saúde vai incluir mais dois medicamentos no programa Aqui Tem Farmácia Popular, parceria do governo federal com drogarias comerciais que vendem remédios por um preço mais em conta – com até 90% de desconto. A partir de maio, os estabelecimentos conveniados estão autorizados a oferecer sinvastatina, usada no tratamento da dislipidemia (colesterol ruim), e a insulina regular para o diabetes. A portaria que determina a inclusão dos remédios fioi assinada na segunda-feira (26 de abril) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O investimento do Ministério para garantir a venda dos dois medicamentos nas drogarias parceiras será de R$ 44,6 milhões ao longo deste ano. “Estamos ampliando o acesso a remédios essenciais para tratar doenças crônicas e frequentes na população. É mais uma forma de assegurar o atendimento integral à saúde do paciente, reduzindo os custos para ele”, enfatiza o ministro.

A inclusão dos medicamentos é anunciada por ocasião do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A sinvastatina reduz o nível de colesterol ruim e triglicerídeos, melhorando o fluxo sanguíneo. Isso diminui o risco de hipertensão arterial, de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de infarto.

“A comunidade científica reconhece a eficácia da sinvastatina na prevenção de problemas cardiovasculares e mortes. O uso dessa medicação também reduz o desenvolvimento de novas lesões em pacientes com doenças cardíacas”, explica o ministro José Gomes Temporão.

Com a assinatura da portaria, o elenco do programa passa a contar com 14 medicamentos. Atualmente, já são oferecidos remédios contra diabetes, além de anti-hipertensivos e anticoncepcionais. O Brasil possui 11.905 drogarias conveniadas, com uma cobertura populacional de 118 milhões de brasileiros.

PRESSÃO ALTA – O Ministério da Saúde enfrenta o avanço da hipertensão por meio da ampliação no acesso a anti-hipertensivos e ações de prevenção e promoção da saúde. Nos últimos três anos, o número estimado de pessoas que compraram esse tipo de medicamento pela rede Aqui Tem Farmácia Popular cresceu 78%. Em 2007, 1,5 milhão de pacientes adquiriram anti-hipertensivo mais barato nas drogarias conveniadas. No ano passado, o número de pessoas beneficiadas com o desconto ao comprar o remédio subiu para 2,8 milhões.

O programa Aqui Tem Farmácia Popular oferece medicamentos com cinco princípios ativos para tratar a hipertensão: maleato de enalapril 10 mg, atenolol 25 mg, captopril 25mg, hidroclorotiazida 25 mg e cloridrato de propranolol 40 mg. O Brasil possui 11.905 drogarias conveniadas ao programa.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 12h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099
– Relacionamento – (21) 98145-2036

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×