Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 26 de outubro de 2009.

Modo correto de ingerir os medicamentos

COMPARTILHE:

Zero Hora

Farmacêuticos alertam para os maus hábitos relacionados à forma como os medicamentos são ingeridos. Partir, triturar ou ingerir os medicamentos com alguns alimentos podem potencializar ou reduzir seus efeitos. "Noventa por cento dos que consultam o médico saem com receita. Mas a farmácia precisa estar vinculada aos serviços de saúde. Do contrário, o paciente toma o remédio como quiser" diz a farmacêutica Raquel Rizzi.

Um dos principais erros é triturar comprimidos ou abrir o conteúdo de cápsulas para facilitar a deglutição."Uma cápsula pode ser desenvolvida para não se degradar no estômago. Se você retira o conteúdo da membrana, ela pode perder o efeito", afirma Chung Man Chin, do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O mais indicado, caso seja difícil ingerir o medicamento inteiro, é procurar versões em gotas ou xaropes.

As formas de apresentação
Sólida: Preferida pelas indústrias por ser mais estável: pó, cápsulas, granulado, comprimidos, drágeas
Semissólida: Escolhida para produtos de uso tópico: cremes, pomadas, géis
Líquida: Facilita a deglutição em pessoas mais sensíveis, como crianças e idosos: xarope, elixir, gotas, suspensões.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.