Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Mudança de hábitos: 38% das pessoas que compram online nas farmácias passaram a fazê-lo após a pandemia

Compras online em farmácias aumentaram durante pandemia
Foto: freepik

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela iq, startup de serviços financeiros, 50% dos brasileiros têm o hábito de comprar em farmácias online. Desse percentual, no entanto, 38% passaram a fazer esse tipo de compra após o início da pandemia de Covid-19. O levantamento contou com a participação de mais de quatro mil pessoas com mais de 18 anos de todas as regiões do País.

A pesquisa mostrou que os itens mais buscados nesse tipo de compra são produtos de beleza (20%), medicamentos isentos de prescrição médica (19%), produtos para higiene (17%), vitaminas e suplementos (15%) e itens para bebês (10%).

Oportunidade de crescimento

Ainda que a mudança de comportamento já beneficie as redes de farmácias, ainda há mais espaço para crescer. A outra metade dos entrevistados ainda não compra pela internet, pois prefere ver os produtos na prateleira (20%), já sair da loja com o produto em mãos (18%) e pelo atendimento presencial (10%).

Fernando Iodice, cofundador do iq e especialista em Finanças Pessoais e Comportamento do Consumidor, explica mais detalhes para a resistência à compra online: “Identificamos, por exemplo, que 15% das pessoas acham o frete muito caro, 10% consideram o prazo de entrega longo demais e 8% não sabiam que era possível fazer compras online em farmácias. Para endereçar essas questões, as empresas precisam, por exemplo, melhorar sua comunicação com os clientes, tornando as compras mais intuitivas”.

Além disso, 77% das pessoas que compram online afirmaram que usariam uma ferramenta de compras recorrentes em farmácias para não ficar sem itens como creme dental, papel higiênico e medicamentos. Outro dado expressivo é que 87% dos entrevistados que fazem uso de medicamentos controlados disseram que comprariam mais vezes online se pudessem enviar as prescrições pelo site e receber a compra em casa – serviço já está disponível em alguns lugares, mas os respondentes desconheciam a informação.

Veja também: Ultragenyx solicita incorporação de medicamento para doença rara no SUS

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.