Nova lei estadual traz exigências para entrada em estabelecimentos do comércio

Confira quais são essas exigências, que incluem as farmácias e drogarias.
Nova lei estadual faz exigência para entrada em estabelecimentos do comércio
Foto: freepik
ads-728x90-2.webp

Foi publicada, na última sexta-feira (2/10), no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a Lei Estadual nº 9.034/2020, que determina que todos os comércios, incluindo farmácias e drogarias, e agências bancárias autorizadas a funcionar estão obrigados a aferir a temperatura corporal por termômetros digitais na entrada, disponibilizar álcool em gel para higienização das mãos de todos os clientes e colaboradores e fornecer máscaras para os funcionários.

Os estabelecimentos localizados em shoppings, centros comerciais, galerias e similares, contudo, ficam isentos da obrigatoriedade de aferir a temperatura, uma vez que esta já foi realizada na entrada principal.

Situações atípicas

Caso seja identificada uma temperatura acima dos valores normais (37,5º), colaboradores e clientes não poderão entrar na farmácia ou drogaria, sendo orientados a procurar avaliação médica. Além disso, as pessoas que estiverem sem máscara de proteção facial também deverão ser impedidas de acessar o local.

Penalidades

As lojas que desobedecerem às normas contidas na lei estarão sujeitas a algumas penalidades, entre elas, advertência, por meio de uma notificação com o prazo de 24 horas para suprir a irregularidade; suspensão temporária dos serviços; interdição do estabelecimento; e multa diária de 1.000 Ufir.

Os valores arrecadados com a aplicação das multas serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde (FES) para implementação de ações de combate à pandemia causada pela Covid-19.

Os estabelecimentos abrangidos pela lei deverão colocar em local visível cartazes com suas informações.

Gustavo Semblano, consultor jurídico da Ascoferj, pontua que deveria ter sido aberta uma exceção na lei para farmácias e drogarias, pois pessoas com febre, por exemplo, precisam entrar nesses estabelecimento para realizar uma compra que as ajude a melhorar os sintomas.

“Estamos avaliando entrar com uma representação de inconstitucionalidade, não para derrubar a lei, mas para obter do Judiciário uma interpretação no sentido de afastar a obrigatoriedade para farmácias e drogarias”, adianta Semblano.

Veja também: Farmácias já oferecem mais de 20 exames rápidos à população com ajuda de plataformas como Clinicarx

Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Ascoferj manifesta seu pesar pelo falecimento de um ícone do mercado farmacêutico brasileiro....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.