Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 3 de dezembro de 2018.

Novartis sobe para 2º lugar em índice de acesso a medicamentos

COMPARTILHE:

A sign sits on the side of the Novartis AG headquarters in Basel, Switzerland, on Monday, Jan. 23, 2012. Novartis, Europe's second-biggest drugmaker by sales, will boost its payout to shareholders by 9.1 percent to 2.40 Swiss francs, according to Bloomberg via Getty Images Dividend Forecasts that are based on earnings and options prices. Photographer: Gianluca Colla/Bloomberg via Getty Images

A farmacêutica suíça Novartis subiu para o segundo lugar no Índice de Acesso a Medicamentos de 2018 (Access to Medicine Index), em reconhecimento aos seus esforços de longo prazo para melhorar o acesso aos cuidados com a saúde no mundo. A companhia saltou uma posição em relação ao ranking de 2016, quando ocupou a terceira posição. Na avaliação, a companhia teve forte desempenho em doações de produtos, graças à ampla cobertura geográfica de seu programa de combate à hanseníase em 49 países, inclusive no Brasil, onde a Carreta Novartis da Saúde já beneficiou mais de 66 mil pessoas em diversos estados.

Segundo o indicador global, a Novartis permaneceu como líder do setor na gestão de acesso a medicamentos. Os recém-lançados Princípios de Acesso Novartis foram destacados como prática inovadora, pois visa integrar as estratégias de acesso na forma como a empresa pesquisa, desenvolve e distribui medicamentos globalmente. Com isso, tanto o CEO da Novartis quanto membros do Comitê Executivo agora têm objetivos de acesso como parte de seus objetivos individuais na companhia.

O Índice de Acesso a Medicamentos mede o desempenho das 20 maiores empresas farmacêuticas para melhorar o acesso a medicamentos e cuidados com a saúde em países em desenvolvimento. O ranking contempla sete categorias: gestão de acesso a medicamento; influência e conformidade de mercado; pesquisa e desenvolvimento; precificação, fabricação e distribuição; patentes e licenciamento; capacitação; e doações de produtos.

“Estamos muito satisfeitos que o Access to Medicine Index reconheceu nossas ações para expandir o acesso a medicamentos e cuidados de saúde para pacientes necessitados”, disse Vasant Narasimhan, CEO da Novartis. “É uma prova de que nossa abordagem está evoluindo, desde a filantropia, passando por iniciativas sustentáveis até o compromisso de incorporar sistematicamente o acesso ao nosso modelo de negócios. Temos uma longa jornada pela frente e estamos comprometidos a fazer mais para ajudar a levar nossas terapias para mais pacientes que precisam delas”.

A Novartis busca uma combinação de abordagens para expandir o acesso a seus medicamentos, por meio de filantropia, iniciativas de lucro zero, estratégias de preços equitativas e modelos de negócios sociais. Em 2017, a empresa alcançou 46 milhões de pacientes em todo o mundo por meio de iniciativas de acesso a assistência médica e 15 milhões de pessoas por meio de programas de educação em saúde.

Expansão do acesso

Na categoria de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a Novartis subiu para o 3º lugar, em reconhecimento à sua abordagem sistemática para avaliar seu portfólio em relação às necessidades não atendidas de populações necessitadas por meio de uma unidade dedicada. Além disso, a empresa subiu 13 posições para o 2º lugar em influência e conformidade de mercado – o indicador também reconheceu o melhor desempenho em controles internos e transparência, incluindo apoio financeiro a grupos de pacientes.

O Novartis Access foi um dos programas da companhia bem avaliados, por disponibilizar parte do portfólio de medicamentos contra doenças crônicas por US$ 1 por tratamento mensal, iniciativa expandida para países na África e na Ásia. Outro destaque é o SMS for Life, que usa tecnologia móvel para gerenciar estoques de medicamentos, treinar profissionais de saúde e rastrear dados de vigilância de doenças. O ComHIP, apoiado pela Fundação Novartis e seus parceiros, ajuda a melhorar o controle da hipertensão e o autogerenciamento em Gana. Além disso, as iniciativas da empresa para fortalecer o atendimento em nível comunitário e sua abordagem para valorizar o impacto financeiro, ambiental e social de suas atividades empresariais na sociedade também são destacadas pelo índice global.

Para mais informações sobre as iniciativas de acesso da Novartis:

https://www.novartis.com/our-company/corporate-responsibility/expanding-access-healthcare

 Fonte: Novartis


VER MAIS SOBRE: Novartis


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.