Novas medidas de prevenção à Covid-19 no ambiente de trabalho são divulgadas

Novas medidas de prevenção à Covid-19 são adotadas
Foto: freepik
Novas medidas de prevenção à Covid-19 são adotadas
Foto: freepik

 

Publicada hoje (25), a Portaria Interministerial nº 14/2022, do Ministério do Trabalho e Previdência em conjunto com o da Saúde, traz novas diretrizes para a prevenção e o controle dos riscos de transmissão da Covid-19 em ambientes de trabalho. A legislação altera o Anexo I da Portaria Conjunta nº 20, de 18 de junho de 2020, que trata do mesmo tema.

Principais alterações

A principal mudança é a redução do período de afastamento dos trabalhadores positivados de 15 para 10 dias, havendo a possibilidade de diminuição para sete dias, caso o funcionário apresente resultado negativo em exame laboratorial ou não apresente febre há 24 horas, sem tomar antitérmicos e com a melhora dos sintomas respiratórios.

O documento informa também que, na ocorrência de casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, a empresa pode adotar, a seu critério, o teletrabalho como uma das medidas para evitar aglomerações. A medida serve também para indivíduos com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades.

Empresas devem oferecer orientações

De acordo com a portaria, a empresa deve estabelecer e divulgar orientações com as formas de prevenção da doença, de forma que todos os colaboradores e terceirizados estejam cientes. Os protocolos devem incluir e valer para todas as áreas comuns da organização, como refeitórios, banheiros, vestiários, áreas de descanso e, quando fornecido, transporte.

Além disso, deve disponibilizar recursos para a higienização das mãos, incluindo água, sabonete líquido, toalha de papel, descartáveis e lixeira. Sanitizantes, como álcool a 70%, também entram na lista.

Outra medida que precisa ser adotada é a manutenção da distância mínima de um metro entre os trabalhadores e os trabalhadores e o público.

Veja também: Notificação de resultados de testes rápidos deve ser enviada em até 5 dias, informa IVISA-RIO

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

COMUNICADO

A Ascoferj convida a todos para sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), que acontece no dia 18 de maio de 2022, a partir de 14h. A participação pode ser remota ou presencial.

Descubra os temas da pauta e como participar na matéria: https://ascoferj.com.br/noticias/ascoferj-convida-para-assembleia-geral-ordinaria/

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×