OMS alerta para importância de testes laboratoriais que detectam Coronavírus

Após a confirmação do primeiro caso no país, a prevenção deve ser levada a sério.
Testes laboratoriais
Foto: shutterstock
Testes laboratoriais
Foto: shutterstock

Com a confirmação de 34 casos de coronavírus no Brasil e quase 900 suspeitas, o Ministério da Saúde informou que manterá medidas preventivas e rede de monitoramento diário para acompanhar a evolução dos casos em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta última emitiu um alerta global sobre a importância da realização de testes laboratoriais para a rápida identificação do coronavírus. O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que sem contar diagnósticos precisos, os países ficam sem saber até onde e por que o vírus se espalhou, e quem de fato tem o coronavírus ou doenças com sintomas semelhantes.

Testes laboratoriais

As redes pública e privadas se aliaram para disponibilizar testes laboratoriais que detectam o Covid-19 em tempo hábil. Para isso, equipes de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Sabin submeteram amostras do vírus a testes com reagentes em um sistema baseado nos protocolos do Center for Diseases Control (CDC) e da OMS chamado de “SARS CoV – 2 coronavírus Cepa 2019”.

Passo a passo

No parque tecnológico da empresa, em Brasília, os especialistas desenvolveram os exames que podem ser realizados em todo o País. O diretor técnico do Grupo Sabin, Rafael Jácomo, explica que os testes são feitos com base no método “PCR em tempo real”.

“O exame possui coleta simples, feito por meio de secreção nasal. Coletado, o material é analisado pelo núcleo de pesquisas da empresa. Os resultados são liberados em 24 horas, se feitos em Brasília, ou em até três dias, caso sejam realizados em outras regiões. Em seguida, os dados obtidos são enviados para os hospitais solicitantes e às Vigilâncias Sanitárias Municipais, para que as autoridades adotem as providências necessárias, se houver detecção de presença do vírus”, conta.

Seguindo protocolos e boas práticas de segurança em saúde, o Sabin disponibiliza os exames apenas nas unidades hospitalares e por meio do serviço de coleta em domicílio.

Veja também: Procura por máscaras cirúrgicas cresce nas farmácias do Rio de Janeiro

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×