Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 8 de junho de 2010.

OMS alerta sobre uso incorreto de medicamentos

COMPARTILHE:

Prensa Latina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) assegura que mais da metade dos medicamentos são prescritos ou vendidos de maneira inapropriada, e tomados de forma incorreta pela maioria dos pacientes.

Um relatório da OMS destaca que essa situação acarreta uma série de problemas para o doente, como a polifarmácia (consumo de demasiados medicamentos), uso excessivo de antibióticos e injeções de prescrição não ajustada a diretrizes clínicas e a automedicação.

Ressalta também que o mau se agrava nos países em desenvolvimento, onde a quantidade de pessoas acometidas de doenças comuns e tratados de conformidade com diretrizes clínicas em atenção primária é inferior a 40% no setor público e de 30% no privado.

Entende-se por uso racional de medicamentos, aquele que a pessoa deve receber de maneira adequada, em dose e período de tempo suficiente, ao menor custo para ele e para a comunidade, explica a OMS.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.