Pular para o conteúdo
.

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 13 de novembro de 2019.

OMS divulga recomendação para vacina da gripe em 2020

COMPARTILHE:

Foto: shutterstock

Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou a recomendação das cepas, ou seja, os tipos de vírus que devem compor as vacinas de Influenza para todo o Hemisfério Sul em 2020. As vacinas trivalentes e quadrivalentes terão alteração nas cepas A/H1N1, A/H3N2 e B.

Confira as mudanças na tabela abaixo:

Motivo da mudança das cepas

A OMS atualiza sua recomendação para composição das vacinas todos os anos porque os vírus da gripe sofrem mutações constantemente. Por esse motivo, as vacinas produzidas e comercializadas em 2020 deverão estar em conformidade com as novas determinações.

A gerente médica da Sanofi Pasteur, Kelem Chagas, fala sobre a importância da vacinação contra a Influenza todos os anos. “Para garantir a proteção da população contra os tipos de gripe que se espera que circulem, a composição do imunizante muda anualmente e garante mais eficácia”.

Tipos de vacina oferecidos

No Brasil, nas campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde, são oferecidas as vacinas trivalentes, que contêm duas cepas, sendo uma A e uma B. Já as quadrivalentes, que contém uma cepa B adicional (duas A e duas B) e, por isso, maior proteção, podem ser encontradas em clínicas particulares e em empresas que oferecem vacinação para os funcionários.

Segundo o Ministério da Saúde, este ano, 25,8% dos casos confirmados de Influenza foram causados pelo tipo B do vírus.

Veja também: Sanofi Pasteur disponibiliza site para médicos com informações sobre vacinas

Fonte: Revista da Farmácia


VER MAIS SOBRE: Gripe / Influenza / vacina / vacinação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.