ONU cria fundo de medicamentos contra Aids

Folha de S. Paulo

Um "poço de licenças" para a produção de medicamentos a baixo custo contra a Aids começará a funcionar em meados de 2010, informou nesta segunda-feira (14) o Unitaid (Fundo das Nações Unidas para a Compra de Medicamentos).

O chamado "patent pool" permitirá produzir medicamentos antirretrovirais de última geração para os países em desenvolvimento, explicou à France Presse o presidente da Unitaid, Philippe Douste Blazy, que qualificou o projeto de "um passo enorme para a humanidade".

A criação deste "poço de licenças" é resultado de negociações com laboratórios farmacêuticos como Gilead, Tibotec (Johnson & Johnson), Merck e Sequoia, destacou Douste Blazy.

“As companhias farmacêuticas se comprometeram, de modo voluntário, a abrir suas patentes no “patent pool”, que fará a ligação entre os laboratórios e os fabricantes de genéricos para produzir medicamentos a preços baixos e em quantidades combinadas”, incluindo as drogas que integram a triterapia contra a Aids, explicou Dousty Blazy.

Este pool de patentes permitirá ainda produzir medicamentos em doses e embalagens especiais para as crianças, que respondem por 10% das necessidades atuais em matéria de tratamento contra a Aids.

Os medicamentos produzidos pelo "pool" serão reservados, exclusivamente, aos países em desenvolvimento, destacou Douste Blazy.

O Unitaid é uma estrutura criada para distribuir os recursos gerados com o imposto sobre as passagens aéreas, aplicado a partir de 2006 para financiar programas de combate à Aids.

O "Patent pool" deve reunir um total de 19 produtos, de nove empresas farmacêuticas.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 8h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×