Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Os 7 remédios capitais na mala

Diário de São Paulo

Médico lista tipos de medicamentos que não podem faltar na bagagem e pede atenção na hora de usa-los

Quem já está praticamente de malas prontas pata este feriado prolongado deve reservar um espaço para alguns medicamentos. "Feriados e férias são sempre encarados como um período de descanso e lazer. Mas é justamente nesses momentos em que baixamos a guarda e ficamos mais vulneráveis a acidentes. Desde uma intoxicação alimentar até eventos mais graves", diz o cardiologista Rafael Munerato, diretor técnico do Hospital Santa Paula.

O especialista chama atenção para a necessidade de se levar, principalmente, os remédios de uso contínuo. É importante ter junto a receita médica e as anotações dos horários a serem tomados. "Nenhum medicamento deve ser comprado nem usado sem prescrição médica. Algumas pessoas podem ter complicações até mesmo com substâncias utilizadas por crianças", explica.

Para prevenir contratempos, o médico aponta as sete classes de medicamentos importantes para estar na mala em viagens.

"Os analgésicos e antitérmicos são usados para reduzir a dor de qualquer origem (inclusive dor de cabeça) e a febre, que pode estar presente em infecções virais ou bacterianas" ensina.
Já os anti-inflamatórios são usados também para dores, principalmente contusões musculares e torções.

Sonolência

Cuidado com alguns antialérgicos: apenas os lançados mais recentemente não apresentam o efeito colateral da sonolência. A sonolência também é reação de um remédio para tontura e vertigem: cloridrato de piridoxina (Dramin). Por isso, evite dirigir sob efeito do medicamento.

As dores de estômago normalmente são aliviadas com hidróxido de alumínio e ranitidina. Náuseas e vômitos são tratados com anti-heméticos. Os antiespasmódicos são indicados para cólicas de origem gastrointestinal ou uterina.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.